Foto do(a) blog

Literatura e mercado editorial

Um Livro Por Semana: Viagem ao país dos sonhos (Os Sonhos de Helena, de Eduardo Galeano)

A obra de Eduardo Galeano foi publicada em fevereiro pela Livros da Raposa Vermelha; e na Babel: Zazie e textos sobre cinema, Nós e The School of Life e contos brasileiros no México

PUBLICIDADE

Por
Atualização:

Ilustração de Isidro Ferrer para o livro de Eduardo Galeano Foto: Estadão

Um pouco de sonho para esses dias em que a realidade nos deprime. Eduardo Galeano (1940-2015) dizia que não sonhava. Sua mulher sonhava, e ele se encantava com as histórias que ouvia no café da manhã. Alguns desses sonhos viraram pequenas narrativas que ele publicou em livros entre 1982 e 2008. Agora, elas chegam ao leitor brasileiro em um volume único, Os Sonhos de Helena (Livros da Raposa Vermelha; 64 págs.; R$ 49,90), com ilustrações de Isidro Ferrer e um texto inédito: Casa Que Viaja. Nele, o casal tem que deixar a casa às pressas e, quando ele se dá conta, a mulher tem um barbante na mão, e puxa a casa para junto deles.

A representação do sonho contado em 'A Casa Que Viaja' Foto: Estadão

Em suas noites, Helena viajou ao país dos sonhos, encontrou poetas que procuravam palavras em frascos de cristal, virou uma bolinha de carne, reencontrou Cortázar ressuscitado como um anão e dizendo que estar morto era chato, virou um avião, dançou em uma caixinha de música, ajudou sua avó imigrante a ver, com 4 anos, Buenos Aires pela primeira vez. É bonito.

PUBLICIDADE

+ BABEL

Cinema

A Zazie Edições, dirigida por Laura Erber, lança este ano a coleção Pequena Biblioteca de Cinema. A edição ficará a cargo de Maria de Andrade e a estreia será com um volume de escritos de Maiakovski. Estão previstos ainda um livro de ensaios sobre Dziga Vertov e um estudo sobre roteiros de Hollywood não filmados. Os livros da Zazie ficam disponíveis em sistema de Open Access.

Publicidade

Não ficção

A Nós é a nova editora da The School of Life no Brasil e os primeiros dois títulos da parceria são Autoconhecimento e Pequenos Prazeres. No prelo, também: Ansiedade, Confiança, Quem Sou Eu?, Grandes Ideias Para Mentes Curiosas, O Sentido da Vida, Como Encontrar o Amor e Como Viajar.

Ficção sobre a pandemia

Publicados na coleção Pela Janela de Casa, da Planeta, em 2020, os contos Pela Janela (Raquel Segal), Dono do Tempo (Bruno Fontes) e O Cuidador de Pássaros (Matheus Rocha) serão lançados em espanhol esta semana pela Editorial Planeta México.

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.