Foto do(a) blog

Literatura e mercado editorial

Um Livro Por Semana: Um pouco de poesia (Poemas de Pablo Neruda Para Jovens)

'Poemas de Pablo Neruda Para Jovens' acaba de ser publicado pela Nova Fronteira; e na Babel: Airton Paschoa, Elma Van Vliet e Skye McKenna

PUBLICIDADE

Por
Atualização:

O livro se chama Poemas de Pablo Neruda Para Jovens, mas como não existe idade para ler Pablo Neruda nem para gostar de livros bem ilustrados, a dica de hoje é esta coletânea publicada nos últimos dias pela Nova Fronteira com ilustrações de Odilon Moraes e tradução da poeta Marília Garcia.

Ilustração de Odilon Moraes para 'Poemas de Pablo Neruda Para Jovens' Foto: Estadão

PUBLICIDADE

São 20 poemas, divididos entre os temas o amor (e Esta noite posso te escrever os versos mais tristes abre a seleção), as perguntas (como Para onde vão as coisas do sonho? / Para o sonho dos outros?), a matéria (com suas odes ao mar, à terra e ao tomate), as coisas (com as odes à colher, às tesouras, ao piano e às meias), o povo e o poeta. Poemas selecionados de diversas obras publicadas pelo poeta chileno, entre 1924 e 1964, e também do Livro das Perguntas, lançado em 1974, um ano depois de sua morte.

Um trecho de Sua Risada: "Minha luta é árdua e volto/ com os olhos cansados / por ter visto algumas vezes / o mundo caduco, / mas, quando você dá sua risada, / ela me busca em toda a parte / e me abre todas / as portas da vida."

+ BABEL

Reedição digital

Publicidade

A e-galáxia, que está empenhada em publicar a obra completa de Airton Paschoa, lança este mês Ver Navios (poesia) e Teoria e Prática do Arrivismo em Contos Maduros de Machado de Assis (crítica). E no 2º semestre: Sonetos em Prosa & Poemicos; Banho-Maria e A Vida dos Pinguins, todos de poesia.

História particular

Mãe e Pai, Me Contem a Minha História?, de Elma Van Vliet, sai pela Sextante esta semana, com espaço para registros em textos e fotos, da infância à adolescência.

Em busca da mãe e da verdade

Apresentada como uma promessa da fantasia para os próximos anos, a australiana Skye McKenna terá sua saga Hedgewitch publicada no Brasil pela Faro, que acaba de comprar os direitos dos cinco livros. É a história de uma menina de 12 anos que vive num internato desde que sua mãe desapareceu. Tudo se passa no Reino Unido e remonta a um tempo quando os Tudor reais entraram em combate com fadas. Nos dias atuais, pouco se fala sobre isso, mas crianças estão desaparecendo misteriosamente de lá.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.