PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Literatura e mercado editorial

Um Livro Por Semana #46: Inconfessável (Expurgo)

Expurgo, de Sofi Oksanen, foi publicado pela Record em 2012; e na Babel: o novo romance de Han Kang e Hilda Hilst para crianças

Por
Atualização:

A Estônia, pequeno país na Europa de pouco mais de um milhão de habitantes e que viveu, entre os anos 1940 e 1990, ora sob ocupação nazista ora sob ocupação soviética, é o cenário de Expurgo (Record), romance da finlandesa (de família estoniana) Sofi Oksanen que fez sucesso internacional uma década atrás e foi escrito originalmente como peça de teatro.

Romance revisa história recente da Estônia (Ints Kalnins/Reuters) Foto: Estadão

PUBLICIDADE

A história tem início em 1992 e acompanha o drama de duas mulheres: Aliide, que vive com seus fantasmas em Läänemma, região rural da Estônia, e Zara, uma jovem russa que, ao fugir do cativeiro em Berlim, onde vivia para prestar serviços sexuais, acaba no jardim de Aliide, no país de origem da avó.

O enredo, bem construído, vai e volta no tempo para revelar segredos de família até então inconfessáveis - tem início na juventude de Aliide, em 1936, passa por todo o sofrimento e resistência dos estonianos durante a ocupação soviética e as deportações para a Sibéria, e chega a 1992, após o fim da União Soviética, quando as duas se encontram e o processo de expiação se inicia.

+ BABEL

Massacre

Publicidade

A sul-coreana Han Kang, autora de A Vegetariana, livro vencedor do Booker Prize e um dos best-sellers da Todavia, terá um novo livro publicado pela editora em maio: Atos Humanos. Na obra, a autora descreve o levante popular de maio de 1980, na cidade de Gwangju (Coreia do Sul), reprimido pelo exército coreano, matando milhares de pessoas. * O romance revive esses acontecimentos terríveis, que ecoam no presente, por meio das experiências de sete personagens diferentes.

Hilda para crianças

 Foto: Estadão

Em 1988, Hilda Hilst escreveu um poema para Daniel Fuentes, filho dos amigos Mora Fuentes e Olga Bilenky e única criança que conviveu com a poeta na Casa do Sol. Herdeiro de Hilda e guardião de sua obra, Fuentes divide agora esse seu poema com outros leitores com o lançamento, no fim de abril, de A Monstra. O livro-poema sai pela Companhia das Letrinhas com ilustrações da artista mexicana Ixchel Estrada e convida as crianças a brincar de transformar o sentido das coisas - tal como faz a monstra.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.