Foto do(a) blog

Literatura e mercado editorial

Um Livro Por Semana #43: Guerra e dor na ferrovia da morte (O Caminho Estreito Para os Confins do Norte)

'O Caminho Estreito Para os Confins do Norte' venceu o Booker em 2014; e na Babel: Jacques Attali, Os Leões da Sicília, Geni Guimarães e o 1º Festival Literário Infantojuvenil da Casa de Cultura do Parque

PUBLICIDADE

Por
Atualização:

Algumas histórias precisam ser escritas para que outras possam existir. Foi assim com Richard Flanagan que, por 12 anos, mergulhou num episódio pouco conhecido da história - a saga de milhares de australianos e de soldados de outras nacionalidades, todos prisioneiros do Japão na 2.ª Guerra, obrigados a construir uma estrada de ferro de 415 quilômetros entre a Birmânia e a Tailândia (tema ainda de A Ponte do Rio Kwai, adaptado para o cinema). Não se sabe quantos morreram lá. 100 mil. 200 mil. O pai do escritor tasmaniano, um professor primário antes da guerra, sobreviveu. E pouco falou disso.

Cena de 'A Ponte do Rio Kwai' ( Foto: Horizon)

PUBLICIDADE

O Caminho Estreito Para os Confins do Norte (Biblioteca Azul, 2015), vencedor do Booker, não é exatamente sobre essa história privada. A narrativa não linear, centrada no médico e prisioneiro Dorrigo, é impressionante e o autor não poupa o leitor do horror. Imagens, sons e cheiros. "Eles fumaram para manter os mortos longe de suas narinas, brincaram para que os mortos não se apossassem de suas mentes", diz o narrador a certa altura.

+

BABEL

Vida hoje e no futuro

Publicidade

Dois livros recentes do francês Jacques Attali serão publicados pela Vestígio. A Economia da Vida, sobre os impactos da covid-19 nas sociedades e sobre como a pandemia afetará a sobrevivência da humanidade, sai em abril. O outro, Histórias Sobre a Alimentação, está previsto para junho e discute como alimentar bilhões de pessoas no futuro.

História best-seller

A HarperCollins lança em março Os Leões da Sicília - A Saga da Família Florio, da italiana Stefania Aucido.

Literatura para crianças

Será realizado, entre os dias 2 e 7 de março, o 1º Festival Literário Infantojuvenil da Casa de Cultura do Parque. Totalmente online, ele vai reunir profissionais da educação e da literatura em conversas e oficinas. Entre os convidados estão Amara Moira, André Dahmer, Bel Santos Mayer, Daniel Munduruku e Jonas Meirelles.

Publicidade

Leitura em escolas

Geni Guimarães será a homenageada da 7ª Olimpíada de Língua Portuguesa, do Itaú Social e Cenpec.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.