PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Literatura e mercado editorial

Um Livro Por Semana #28: Uma estreia premiada ('Terra nos Cabelos')

'Terra nos Cabelos', de Tônio Caetano, é um lançamento da Record; e mais na Babel: FTD, Lava Jato e Os Evangelhos

Por
Atualização:

Uma mulher ao tanque ouve que o neto está metido em encrenca e escala "a lomba até o inferno" com sua "gravidade de mulher velha". A roda está feita, o garoto está assustado. A mãe dele já se perdeu. Quando alguém, ignorando a presença da mulher, vai bater no menino, é ela mesma quem o faz. "Bati até doer nos outros". E então o abraça sofrido e quente, sussurra "palavras de antigamente" e cuida das ferida de seu "preto sem direito ao céu" sem poder vislumbrar um futuro. É essa história que abre o livro de estreia do gaúcho Tônio Caetano, vencedor (entre 666 originais) este ano do Prêmio Sesc de Literatura, e lhe dá nome: Terra nos Cabelos.

Primeiro conto é narrado por uma avó (Monica Zaratini/Estadão) Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Todos os 15 contos são narrados por mulheres de diferentes idades e classes sociais. Tem a professora que decide investir num determinado aluno e as coisas saem do controle. A menina que vê a mãe abandonar a família - e a mulher que deixa tudo para trás. A neta que cuida da avó. A estudante, a caixa de supermercado, a garçonete, a prostituta, a motorista e sua passageira. Todas mulheres que de alguma forma sentem uma espécie de inadequação, vivem no limite do medo, apoiam umas as outras, que se abrem e se fecham e que seguem adiante descobrindo seus desejos e o que nos humaniza - ou o contrário.

O ambiente urbano das histórias se transforma no último conto, Estômago - o mais diferente. Uma forte onda de frio isola a região e naquela "cama branca que se tornou o sul do País" é preciso resistir. E sobreviver a qualquer custo.

 Foto: Estadão

TERRA NOS CABELOS Autor: Tônio Caetano Editora: Record (112 págs.; R$ 32,90; R$ 22,90 o e-book)

+ BABEL

Publicidade

Venda de direitos As agências literárias Tapir e Rightol Media Limited vão representar a FTD nos EUA e China, respectivamente. A ideia é divulgar as obras da editora brasileira e tentar vender seus direitos para o mercado internacional.

Ciência Política A WMF Martins Fontes lança em novembro 'Lava Jato: Aprendizado Institucional e Ação Estratégica na Justiça', de Fabiana Alves Rodrigues.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.