Foto do(a) blog

Literatura e mercado editorial

Site reúne curiosidades sobre a rotina de trabalho de escritores

E mais na Babel: o encontro Literatura Brasileira no Exterior: Mercado, Ensino e Mídia, mais uma edição da Contec, biografia de Jimi Hendrix, o novo livro de Nuno Ramos, etc

PUBLICIDADE

Por
Atualização:
PROJETOSite reúne curiosidades sobre a rotina de trabalho de escritores Foto: Estadão

Em encontros com escritores, quando o microfone passa para a plateia, a pergunta que mais se ouve é: "Qual é o seu processo criativo (ou de trabalho)?". Um projeto criado há dois meses por André Timm, o 2 Mil Toques, está tentando reunir essas respostas. Já foram publicados textos de mais de 50 autores sobre suas rotinas de trabalho - entre eles estão Antônio Xerxenesky, Luisa Geisler e Maria Valéria Rezende. Os próximos serão André de Leones (segunda), Claudia Nina (quarta) e Douglas MCT (sexta) - acima da esquerda para a direita - Moema Vilela (3/11) e Gustavo Melo Czekster (5/11).

PUBLICIDADE

CONFERÊNCIA - 1Olhar estrangeiro De 18 a 22/11, o Itaú Cultural promove o encontro Literatura Brasileira no Exterior: Mercado, Ensino e Mídia. Entre os convidados internacionais estarão François Wigel, Paula Salnot, Julia Tomasini, John O'Obrien, Charles Perrone, Giorgi de Marchis, Jobst Welge, Isabel Coutinho e Carmen Villariño.

CONFERÊNCIA - 2Leitura e educação A Feira do Livro de Frankfurt fará a 5.ª edição da Contec, sobre leitura, tecnologia e educação, no dia 19, em Belo Horizonte, durante a Bienal do Livro de Minas Gerais. As outras edições foram em São Paulo, Rio e Canoas - e Frankfurt, claro.

POESIAOs sermões de Nuno Em março, a Iluminuras lança Sermões, do artista plástico Nuno Ramos. Trata-se de um longo poema, de cerca de 200 páginas, que tem, segundo a editora, grande dose de erotismo.

NÃO FICÇÃOLiberdade, liberdade Com tradução de Paulo Faintin, doutor em Filosofia Medieval, e de Bernardo Veiga, doutorando em Filosofia, chega às livrarias nos próximos dias, pela Edipro, O Livre-Arbítrio, de Tomás de Aquino (1225- 1274) - que é, na verdade, a questão 24 das Quaestiones Disputatae De Veritate. Nela, Aquino estuda a natureza do livre-arbítrio e sua relação com as criaturas.

Publicidade

FICÇÃODe carona com o filme Lançado em 2002, The Diary of a Teenage Girl está tendo sua segunda chance. A obra de Phoebe Gloekner, sobre uma menina de 15 anos que passa por uma fase difícil na São Francisco dos anos 1970, ganhará as telas no primeiro semestre. Nessa mesma época, o livro será lançado pela Faro.

BEST-SELLERVenda garantida Cinco dos dez livros para o público jovem na lista anual de mais vendidos da Nielsen foram adaptados recentemente para o cinema - com Divergente, de Veronica Roth, no topo e Maze Runner, de James Dashner, crescendo a cada semana.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.