Foto do(a) blog

Literatura e mercado editorial

Silviano Santiago ganha o Prêmio Machado de Assis

PUBLICIDADE

Por
Atualização:

Crítico literário, contista e romancista, Silviano Santiago (na foto de Paulo Vitor/Estadão) é o vencedor do Prêmio Machado de Assis, concedido pela Academia Brasileira de Letras desde 1941 a um autor pelo conjunto da obra. Ele ganhou R$ 100 mil. Em 2012, o premiado foi o contista Dalton Trevisan.

PUBLICIDADE

Outros escritores e pesquisadores estão na lista anunciada agora pela ABL. Cada um deles levou R$ 50 mil.

Poesia Antonio Cicero, por Porventura Ficção, Romance, Teatro e Conto Lya Luft, por O Tigre na Sombra Infantojuvenil Luiz Raul Machado, por As 17 Cores do Branco Tradução Caetano Galindo, por seu trabalho com a obra de James Joyce História e Ciências Sociais Sidney Chalhoub, por A Força da Escravidão Ensaio, Crítica e História Literária Pedro Meira Monteiro, por Correspondência entre Mário de Andrade e Sérgio Buarque de Holanda Lúcia Bettencourt, por O Banquete Cinema David França Mendes, pelo roteiro do filme Corações Sujos

O Prêmio Francisco Alves, dado a cada cinco anos ao autor da melhor monografia sobre o ensino fundamental no Brasil e sobre a língua portuguesa, foi para José Rogério Fontenele Bessa, autor de Atlas linguístico do Estado do Ceará.

A premiação será no dia 18 de julho, às 17 h, no Petit Trianon, sede da ABL, no Rio.

Publicidade

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.