PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Literatura e mercado editorial

Sem receber, distribuidora de e-book cancela fornecimento para Saraiva e Livraria Cultura

Bookwire é a primeira empresa a tomar uma atitude mais contundente contra as duas redes de livrarias; leia o comunicado na íntegra

Por
Atualização:

A Bookwire/DLD enviou um comunicado a seus clientes nesta terça-feira, 31, informando que estava cancelando o acesso da Livraria Saraiva e da Livraria Cultura ao seu catálogo de livros digitais por falta de pagamento. Segundo a empresa, as redes não fazem seus pagamentos desde o início do ano - reclamação recorrente no mercado editorial, em pânico com a saúde financeira das duas livrarias que, em muitos casos, são responsáveis por até 60% do faturamento das editoras.

Livraria Cultura do Conjunto Nacional ( Foto: Amanda Perobelli/Estadão)

PUBLICIDADE

A Bookwire é uma empresa alemã responsável pelo fornecimento de serviços, software e consultoria para a distribuição e marketing de produtos digitais.

À coluna, a Saraiva respondeu, em comunicado: "A Saraiva afirma que é uma rotina do varejo renegociar prazos e tem sugerido um novo modelo de pagamento aos seus fornecedores. A rede esclarece, ainda, que está trabalhando em uma proposta para chegar a uma solução que seja razoável para todos os envolvidos".

Na tarde desta quarta-feira, 1º, a Cultura também respondeu, por meio de comunicado: "A Livraria Cultura comunica que não houve qualquer interrupção no fornecimento de produtos (e-books) distribuídos pela Bookwire e que a relação comercial com esta empresa funciona normalmente".

Veja a íntegra do comunicado da Bookwire

Publicidade

COMUNICADO ESPECIAL Prezados Clientes,

Como é do conhecimento de todos, o mercado editorial brasileiro passa por momentos difíceis, em especial, uma crise aguda no varejo.

Bookwire/DLD não mais tem recebido pagamentos de Saraiva e Livraria Cultura desde o início de 2018. Parte desses valores já foram repassados para as editoras sem que tivéssemos a contrapartida dos recebimentos vinculados.

Por essa razão, estamos fazendo essa comunicação que é acompanhada de duas ações, a saber, suspensão imediata do acesso das lojas aos catálogos que entregamos até que os pagamentos retornem ao padrão e uma revisão dos mais recentes relatórios enviados às editoras, que deverão sofrer uma dedução.

Para as editoras que somente mantém contrato com Kobo através da Bookwire, e cujo recebimento é realizado pela Kobo, seus respectivos catálogos continuarão sendo oferecidos nas lojas conveniadas da Kobo, o que inclui a Livraria Cultura.

Publicidade

Contamos com a compreensão de vocês nesse especial momento, e contem com a equipe da Bookwire para solução de eventuais dúvidas.

Obrigado, Equipe Bookwire Brasil

Atualizado em 1/8, às 18:34

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.