Novo terraço da livraria Martins Fontes terá painéis de Caeto
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Novo terraço da livraria Martins Fontes terá painéis de Caeto

E mais na coluna de sábado, 18/7: Laerte, Moacy Cirne, os 20 anos da Retomada, o best-seller 'How To Raise An Adult', etc

Maria Fernanda Rodrigues

17 Julho 2015 | 22h10

LIVRARIA
Caeto leva cenas da cidade para terraço da Martins Fontes 
andando veremelho3
Nos últimos dois anos, Alexandre Martins Fontes procurou um uso para o terraço que fica sobre sua livraria, na Avenida Paulista, e cuja entrada se dá por seu auditório. Finalmente encontrou. Autor da HQ autobiográfica Memória de Elefante e da adaptação, também para quadrinhos, de A Morte de Ivan Ilitch, Caeto começou há alguns dias a pintar um grande painel instalado no espaço – que receberá, ainda, projeto paisagístico. Por ora, o terraço, com inauguração dia 31, será usado como extensão do auditório. Caeto quer transpor para o painel, que ele chama de Selva de Pedras, cerca de 14 ilustrações com paisagens urbanas, muitas delas na Paulista, que mostram o fluxo da cidade e pessoas com cabeças de animais, como a que está ao lado.

Caeto

HQ – 1
A história continua
Antes de iniciar a pintura dos painéis, Caeto entregou à Companhia das Letras os originais de Dez Anos Para o Fim do Mundo. É a continuação de Memória de Elefante, de 2010.
*
A editora, aliás, planeja, há mais de um ano, publicar toda a produção de Laerte.

HQ – 2
Memória do quadrinho
Em agosto, durante as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, a Marsupial lança o próximo título da séria Recordatório: a biografia de Moacy Cirne (1943-2014), pesquisador de HQ, escrita por Alex de Souza (UFPB).

CINEMA
Retomada, 20 anos
Cinema Brasileiro a Partir da Retomada – Aspectos Econômicos e Políticos, do cineasta, escritor e jornalista Marcelo Ikeda, será lançado pela Summus em meados de agosto. Há 20 anos, estreava Carlota Joaquina, filme que dava início à nova fase.

ADAPTAÇÃO
‘Poltrona’ na tevê
Está previsto para agosto o início das filmagens da minissérie (em seis capítulos para o Canal Brasil) baseada no romance Poltrona 27 (Record, 2011), do jornalista Carlos Herculano Lopes. O cineasta Paulo Thiago ainda está escolhendo os atores, mas o cenário está decidido: Jaboticatubas, em Minas.

NÃO FICÇÃO
Criando adultos
Um dos livros mais celebrados do momento, How To Raise An Adult sairá aqui pelo selo Bicicleta Amarelo, da Rocco, em 2016. Na obra, a jornalista americana Julie Lythcott-Haims diz que, de tanto mirar no sucesso da prole, pais tendem a criar filhos inseguros, incapazes de lidar com os próprios erros (ou de aprender com eles).

FOTO
Livro para emoldurar

Foto: Lucas Lenci/Divulgação

Foto: Lucas Lenci/Divulgação

Pequenos Formatos é o nome da nova série que a Madalena lança em agosto, na SP-Arte/Foto. Na estreia, livretos de 16 páginas e 14 lâminas soltas – de Claudia Jaguaribe (Cactoceae, com fotos de cactos na paisagem urbana) e de Lucas Lenci (Hominini, com imagens de várias cidades). Acima, Nova York. A tiragem será de 200 exemplares.

Mais conteúdo sobre:

CinemaHQMartins Fontes