PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Literatura e mercado editorial

Babel: Nova safra do selo Encrenca prevê Fausto Fawcett, Sérgio Rubens Sosséla e outros

A coluna Babel, publicada no Caderno 2 de 22 de fevereiro, traz informações sobre os próximos títulos do selo Encrenca, sobre a criação de um blog para debater o livro digital, um livro sobre a Apple, novo infantil de Lucia Hiratsuka, um estudo sobre literatura marginal, a tradução de O Sonâmbulo Amador para o espanhol e o Esquenta Mantiqueira.

Por
Atualização:

FICÇÃONova safra do selo Encrenca prevê Fawcett, Sosséla e outros

O escritor e compositor Fausto Fawcett (Marcos Arcoverde/Estadão) Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Idealizado para ser um espaço de experimentação e de resgate de obras esgotadas - desde que comprometidas com a inovação da linguagem -, o selo Encrenca publicou, desde sua criação no final de 2013, três títulos: Pancrácio, de Otavio Linhares; Réquiem Para Dóris, de Oneide Diedrich; e Salvar os Pássaros, de Luiz Felipe Leprevost. Eles serão apresentados pelos editores, e também autores, Linhares e Leprevost na livraria Blooks, em São Paulo, em 20/3. Para o segundo semestre estão previstos a reedição de Santa Clara Poltergeist, romance cyberpunk de Fausto Fawcett (1957; foto); A Nova Holanda, de Sérgio Rubens Sossélla (1942-2003); Plano de Fuga, de Assionara Souza (1969); e Hedra, de Alexandre França (1982).

DIGITALOs bastidores do e-book Interessados no processo de produção de livros digitais terão, a partir de segunda, uma nova fonte de informação: o blog Colofão. Lá, serão publicados textos de profissionais que trabalham com e-books dentro das editoras brasileiras como Antonio Hermida (Cosac Naify), Joana De Conti e Lúcia dos Reis (Rocco), Josué de Oliveira (Intrínseca) e Marina Pastore (Companhia das Letras). * Aqui ou no exterior, a discussão acerca do livro digital é quase sempre feita por especialistas que não participam do dia a dia das editoras - e por isso a iniciativa do Colofão é ainda mais bem-vinda.

BIOGRAFIAO império assombrado Por falar em tecnologia, e indo além do e-book, a Saraiva lança, no segundo semestre, Haunted Empire, em que a jornalista Yukari Iwata Kane entrevista mais de 200 pessoas para reconstruir a história da Apple. O livro sai em inglês em março.

PESQUISALiteratura marginal Uma pesquisa sobre a literatura marginal feita no Brasil entra no ar hoje no blog Études Lusophones, da Universidade Sorbonne, de Paris. Ela foi feita pelo escritor e jornalista Alexandre Staut, que ouviu dezenas de escritores, além de editores, tradutores, professores de literatura e agentes.

Publicidade

TRADUÇÃONa Argentina Vencedor do Portugal Telecom, O Sonâmbulo Amador, de José Luiz Passos, sairá na Argentina pela Edhasa. E mais: seu conto Os Outsiders será incluído em Cuentos en Tránsito (Alfaguara) e Solo: un Díptico, em Narrar São Paulo (Mackenzie e Eduvim). * A primeira entrevista de Passos sobre o romance foi publicada no Estadão. Confira aqui.

EVENTOEsquenta MantiqueiraO Festival da Mantiqueira, de 4 a 6 de abril em São Francisco Xavier, promove encontro em São Paulo no dia 1.º de abril para debater os 50 anos do golpe militar. Reúnem-se no Teatro Sérgio Cardoso, a partir das 19h30, Eliane Brum, Caco Barcellos, Daniela Arbex, Luiz Ruffato e Kleber Mendonça Filho.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.