Grupo da periferia seleciona ilustradores para livro coletivo
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Grupo da periferia seleciona ilustradores para livro coletivo

E ainda: o novo selo da Rocco, o centenário de Arthur Miller, os próximos livros de Modiano, nova biografia de Napoleão e lançamentos na área de psicanálise

Maria Fernanda Rodrigues

19 Dezembro 2014 | 23h29

HQ
Grupo da periferia seleciona ilustradores para livro coletivo
O projeto Quebrada HQ está selecionando 5 ilustradores para a produção de um livro coletivo que abordará questões do dia a dia relacionadas, sobretudo, ao tema Educação. O título já está definido: Vigiar e Punir – Uma Outra História da Quebrada. Idealizado para promover a cultura de HQs na periferia paulistana, o projeto lançou este ano Servo dos Servos (acima), também com a colaboração de artistas variados, e com o apoio da editora Capão Redondo e da Prefeitura (por meio do edital Valorização de Iniciativas Culturais – Modalidade 2). Ilustradores da periferia devem ter preferência, mas qualquer um pode participar. Inscrições até o dia 26. O regulamento está no blog Quebrada HQ.

EDITORA
Selo de bem-estar
Bicicleta Amarela é o nome do selo que a Rocco lança no primeiro trimestre para publicar obras nas áreas de bem-estar e com conselhos práticos para a vida. Sob a direção de Mônica Maia, serão editados livros nas áreas de saúde, espiritualidade, ecologia, relacionamentos, sexo, família, alimentação, viagem e animais. A Rocco já lançou, este ano, os selos Fantástica e o Fábrica231.
*
Os primeiros títulos serão Detox de 10 dias: Como os Sucos Verdes Limpam o seu Organismo e Emagrecem, de JJ Smith, Sem Coleira (abaixo), coletânea de cartuns sobre cães e seus donos, de Rupert Fawcett, e All Joy and No Fun, de Jennifer Senior.
sem coleira 49

PSICANÁLISE
Em defesa de Freud
Ao longo do ano, a L&PM publica novas traduções de obras de Sigmund Freud. Compêndio da Psicanálise sairá em versão bolso e Além do Princípio do Prazer e A Interpretação dos Sonhos, em tamanho normal. Está prevista, ainda, uma edição com O Futuro de Uma Ilusão e O Mal-estar na Cultura.
*
Já a Civilização Brasileira programa para maio o lançamento de Manifesto Pela Psicanálise, de Sophie Aouillé, Pierre Bruno, Franck Chaumon, Guy Lérès, Michel Plon e Erik Porge. Trata-se da resposta desses profissionais a polêmico projeto de lei apresentado pelo deputado Bernard Accoyer na Assembleia Nacional Francesa.

CONTO
No centenário de Miller
miller2

O centenário de nascimento do escritor e dramaturgo americano Arthur Miller (acima) será celebrado em outubro. Antes disso, em janeiro, a Companhia das Letras manda para as livrarias Não Preciso Mais de Você, coletânea de contos publicada originalmente em 1967.

FICÇÃO
Nobel na estante
O ano começa na Record com o lançamento de três livros do mais recente Prêmio Nobel, o francês Patrick Modiano: Remissão da Pena (janeiro), Flores da Ruína (fevereiro) e Primavera de Cão (março). Outros três acabam de ser reeditados pela Rocco. São eles: Uma Rua de Roma, Ronda da Noite e Dora Bruder.

BIOGRAFIA
A vida de Napoleão
E os planos para 2016 já começam a ser feitos. A Zahar, por exemplo, lançará biografia de Napoleão Bonaparte escrita por Andrew Roberts, autor de Hitler & Churchill. O livro, de cerca de 800 páginas, inspirou série que a BBC exibe em 2015.

——-

A coluna volta a ser publicada no dia 3 de janeiro.  Boas festas e até 2015!