PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Literatura e mercado editorial

Escritores franceses voltam no tempo e imprimem seus livros na prensa de Gutenberg em Frankfurt

Emmanuel Carrère imprimiu a primeira página de 'Um Romance Russo'; réplica da prensa está no pavilhão da França, o país homenageado

Por
Atualização:

FRANKFURT - País homenageado desta edição da Feira do Livro de Frankfurt, a França levou para o pavilhão de exposição uma réplica da prensa de Gutenberg. Para os organizadores, a invenção de Gutenberg no século 15 poderia ser comparada ao impacto da tecnologia digital hoje.

Emmanuel Carrère foi o primeiro autor a usar a prensa ( Foto: Maria Fernanda Rodrigues)

PUBLICIDADE

Os visitantes da feira têm a oportunidade de ver como as primeiras impressões eram feitas - com um diferencial: quem está operando a prensa são os escritores da delegação francesa. Eles estão sendo convidados a imprimir a primeira página de seu livro mais recente.

Nesta quarta-feira, 11, Emannuel Carrère estava lá pela manhã às voltas com a impressão de Um Romance Russo (Alfaguara). "Isso é formidável", ele disse. Até domingo, outros escritores terão a chance de imprimir seus trabalhos.

Impressão autografada ( Foto: Maria Fernanda Rodrigues)

Na terça-feira, 10, após a cerimônia de abertura da Feira, Angela Merkel e Emmanuel Macron imprimiram uma página da Declaração dos Direitos Humanos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.