Editora quer tornar mais fácil a vida de turistas estrangeiros em São Paulo
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Editora quer tornar mais fácil a vida de turistas estrangeiros em São Paulo

E mais: encontro de literatura infantojuvenil lusófona, Amazon e os didáticos, Michelangelo, Ken Follett, Caio Fernando Abreu, etc.

Maria Fernanda Rodrigues

23 Janeiro 2015 | 20h30

GUIA
Editora quer tornar mais fácil a vida de turistas estrangeiros

A avenida Paulista, a República e as comidinhas paulistanas

A avenida Paulista, a República e as comidinhas paulistanas

Dois guias previstos para março prometem ajudar turistas estrangeiros a conhecer São Paulo – a pé. Eles integram a coleção da Narrativa Um de roteiros históricos e a pé e serão os primeiros em inglês. São Paulo 10 Walking Tours, para todas as idades, foi escrito por vários autores, como o designer Celso Longo, o arquiteto Michel Gorski e o brasilianista Jeff Lesser. A organização é do editor e historiador Roney Cytrynowicz. Já Piecing Together São Paulo: An Insider’s Guide. Food, History and Culture in a Bustling Metropolis foi feito pelos irmãos Aron Lesser e Gabriel Lesser (brasileiros e americanos), de 22 anos, estudantes da Brown University, e é destinado a jovens que querem conhecer também os bares, baladas e comidinhas. Os mapas e ilustrações (acima) das duas edições, à venda num primeiro momento só no Brasil e em papel, são de Veridiana Scarpelli.

ENCONTRO
Português para todos
São Pedro do Estoril, em Portugal, sedia, de 2 a 7/2, o 1.º Encontro de Literatura Infantojuvenil da Lusofonia – com a presença de Pepetela, Mia Couto, Ondjaki, Ana Maria Machado e Ziraldo, entre outros autores.

BEST-SELLER
Cinco de sete
Segundo levantamento da Entertainment Week, Ken Follett, com Eternidade por um Fio, foi o nome mais repetido nas listas de mais vendidos no fim do ano em cinco dos sete países considerados: Noruega, Espanha, Alemanha, Nova Zelândia e Suíça. Aqui, onde ele vendeu 50 mil exemplares, segundo a editora, e na China ele não aparece.

DIGITAL
A nova da Amazon
Nos EUA, os professores já podem criar seus próprios livros didáticos digitais para alunos acessarem pelo Kindle. É que a Amazon acaba de anunciar a criação do Kindle Textbook Creator, uma plataforma ligada à KDP Edu – por suas vez vinculada à plataforma de autopublicação da empresa, a KDP.

GASTRONOMIA
Receita premiada
Eu Sou Camarão Ensopadinho com Chuchu, livro de Roberta Sudbrack editado pela Tapioca, ganhou dois prêmios no Gourmand Cook Book Award: melhor chef mulher e melhor livro de receitas inovadoras.

REEDIÇÃO
‘Morangos mofados’
A nova edição de Morangos Mofados, de Caio Fernando Abreu, será lançada pela Nova Fronteira até o fim do mês. Para fevereiro está prevista a reedição de Teatro Completo.

BIOGRAFIA
Uma vida épica

Michelangelo, por Daniele da Volterra

Michelangelo, por Daniele da Volterra

Uma nova biografia de Michelangelo vai chegar às livrarias brasileiras. Escrita pelo crítico de arte Martin Gayford, Michelangelo – His Epic Life, publicada originalmente em 2013, conta a vida do criador da Pietà em edição ricamente ilustrada – a Cosac Naify prevê ainda mais imagens para o volume que lança em outubro com tradução de Donaldson M. Garschagen e Renata Guerra.

NÃO FICÇÃO
Com as próprias mãos
Linchamentos: A Justiça Popular no Brasil, do sociólogo José de Souza Martins, será lançado pela Contexto no fim do próximo mês.

INDEPENDENTE
Quatro anos
pa570

Entre os lançamentos que a Patuá faz na sua festa de aniversário, dia 21/2, no Canto Madalena, está (…) ou reticênciasentreparênteses, com poemas e desenhos (acima) de Leonardo Mathias. Ele é responsável por muitas das capas da editora – uma delas é a de O Titereiro, Algum Velho Álbum e Vinte Poemas de Amor, que o repórter do Estado Edison Veiga lança dia 29.

****
Estante: Veja oito indicações de leitura