Editora estreia catálogo com livro baseado no ‘Poema Sujo’
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Editora estreia catálogo com livro baseado no ‘Poema Sujo’

E ainda: minicontos digitais, crônicas cariocas, Lina Meruane na Pauliceia, Barthes, Cervantes e Sade em debate, Dulcineia Catadora e o Manifesto Comunista

Maria Fernanda Rodrigues

19 de junho de 2015 | 22h00

MERCADO
Editora estreia catálogo com livro baseado no ‘Poema Sujo’

(Foto: Marcio Vasconcelos/Divulgação)

(Foto: Marcio Vasconcelos/Divulgação)

A Vento Leste prepara sua chegada ao mercado editorial no mês de setembro. Será também a estreia da fotógrafa Monica Schalka como editora. Alguns títulos já estão em fase de produção. Outros, na captação de recursos. O foco não será somente a fotografia, embora ela esteja presente nesses primeiros volumes. Há a ideia de publicar também literatura. Entre os primeiros lançamentos, Guaraná – O Olho da Floresta, com imagens de Du Zuppani e textos de Ana Augusta Rocha; e Na Trilha do Cangaço – O Sertão Que Lampião Pisou, registro fotográfico premiado de Marcio Vasconcelos. Dele, a editora publica também Visões de um Poema Sujo (foto), projeto baseado no poema de Ferreira Gullar e vencedor, em 2014, do Marc Ferrez. Para o lançamento, está prevista uma mostra em São Paulo.

DIGITAL
Breves histórias
O Fiel Carteiro, editora 100% digital, lança, na Flip, Partículas Subatômicas – Microcontos Brasileiros. Organizada por Luiz Ruffato e José Santos, a obra contará com textos – de cerca de 140 caracteres –, de 24 autores. No lançamento, no entanto, o e-book virá com 15 microcontos. Os outros serão publicados, dois a dois, nos meses seguintes. Haverá edições em cinco línguas e versão em audiolivro, em parceria com a Ubook.
*
Entre os autores, Rodrigo Ciríaco, Ivana Arruda Leite, Fernando Bonassi, Cidinha da Silva, Andrea del Fuego, Rogério Pereira e Sidney Rocha. O lançamento será na Casa Coworking Publishnews, em bate-papo com Ruffato.

CRÔNICA
O texto e a cidade
Inspirados pela música de Arlindo Cruz, Marcelo Moutinho e Luiz Antonio Simas organizam O Meu Lugar, com 35 crônicas sobre bairros do Rio. Aldir Blanc, Nei Lopes, Alberto Mussa, Xico Sá, Bruna Beber, Alexandra Lucas Coelho, Paulo Roberto Pires e Moacyr Luz são alguns dos autores. Sairá pela Mórula em outubro.

FESTIVAL
Lina em SP
A chilena Lina Meruane, de Sangue nos Olhos (Cosac Naify), participa da Pauliceia Literária, entre 24 e 26/9. Ela dividirá a mesa com Carlos Heitor Cony. A programação completa sai na terça.

HOMENAGEM
Centenário de Barthes
barthes
Abre, também na terça, na Casa das Rosas, exposição em homenagem aos 100 anos de Roland Barthes (foto). Neste dia, começa o colóquio internacional, organizado pela USP, que vai discutir, até sexta, a pluralidade da obra do intelectual francês.

CLÁSSICO
Cervantes e Sade
Especialistas do mundo todo na obra de Miguel de Cervantes (1547-1616) se reúnem em São Paulo, de 29/6 a 3/7, para a 9.ª edição do Congresso Internacional da Asociación de Cervantistas, na USP.
*
E pesquisadores e leitores de Marquês de Sade (1740-1814) estarão na Casa Guilherme de Almeida no sábado, dia 29, para tarde de debates acerca da obra do polêmico escritor.

COLETIVO
Manifesto artesanal
A edição artesanal que o coletivo Dulcineia Catadora fez do Manifesto Comunista, com a Boitempo, estará à venda na Flip.

Mais conteúdo sobre:

Babele-book