Depois de vencer Jabuti, Maria Valéria Rezende lança ‘A Face Serena’
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Depois de vencer Jabuti, Maria Valéria Rezende lança ‘A Face Serena’

E mais: contos de Luci Collin, romance sobre a filha abandonada de Neruda, Livraria Madalena no Rio, Godard e a literatura, etc.

Maria Fernanda Rodrigues

27 de novembro de 2015 | 23h55

CONTO – 1
Depois de vencer Jabuti, Maria Valéria Rezende lança ‘A Face Serena’

maria valéria rezende

A Face Serena é o título do primeiro livro de Maria Valéria Rezende a ser publicado depois de Quarenta Dias (Alfaguara), anunciado na semana passada como o melhor romance de 2014 segundo o júri do Prêmio Jabuti. O volume de contos sai de gráfica em meados de dezembro e deve estar nas livrarias para o Natal. O lançamento é da santista (como a autora) Simonsen, que está apresentando suas primeiras obras. Em entrevista ao Estado quando saiu Quarenta Dias, ela contou que tem três romances inacabados e a sinopse de outros 10 na cabeça. “É tudo fantasia. Não me iludo muito, mas nada me impede de imaginar. Ou a vida fica muito chata”, disse a freira, hoje com 73 anos.

CONTO – 2
Antes do Oceanos
Finalista do Prêmio Oceanos com Querer Falar (7Letras), de poemas, Luci Collin lança, nos próximos dias, Árvore Todas, de contos. A obra sai pela Iluminuras, que comemora na próxima semana 28 anos.

TRADUÇÃO
Pérola assassina
Ignácio de Loyola Brandão levou um susto quando viu como ficou o título de Veia Bailarina no México: Perla Asesina. O leitor desavisado pode achar que está diante de um policial, mas o título vem da expressão usada para descrever um aneurisma. Ele autografa a obra na Feira de Guadalajara, da qual participam outros brasileiros.

YA – 1
Aposta alta
Sucesso no Wattpad, com 5,6 milhões de leituras, Fighting to Be Free, sobre um garoto de 18 anos que acaba de ser solto de casa de detenção depois de cumprir pena por assassinato e quer recomeçar do zero (mas…), foi comprado pela americana Grand Central por 6 dígitos. No Brasil, quem levou os direitos da obra para ‘jovens adultos’ foi a V&R, que a lança no primeiro semestre de 2016.

YA – 2
Novas crônicas
Já a aposta da Novo Século para este público é a trilogia As Crônicas do Trono de Pedra Bruta, de Brian Staveley, que começa a ser publicada agora.

FOTO
Agora em Santa Tereza

Cabanagem

A Livraria Madalena chega ao Rio no dia 5 para dividir espaço com a Villa Sophia, em Santa Tereza. Na inauguração, André Penteado autografa Cabanagem (acima), editado pela Madalena e Terceiro Nome e um dos melhores fotolivros de 2015 segundo a Time.

NÃO FICÇÃO
Produção de sentido
A Relicário lança, em dezembro, Jean-Luc Godard – Histórias da Literatura, obra em que Mauricio Salles Vasconcelos faz releitura de Godard e trata das relações traçadas entre elementos de seus filmes e aspectos de obras literárias que neles não são referidas, como escreve Jair Tadeu da Fonseca no prefácio.

FICÇÃO
A filha de Neruda
Começa a chamar atenção do mercado internacional o romance de estreia da poeta holandesa Hagar Peeters. Malva fala sobre a filha de Pablo Neruda que nasceu com hidrocefalia, foi abandonada pelo pai e morreu na Holanda aos 8 anos.

Outras notícias da semana:
Amazon inaugura quiosque na Paulista

Com livraria, bar e café, Patuscada é o novo espaço para autores e editores independentes
Guia juvenil, ‘Este Livro é Gay’ chega às livrarias brasileiras