PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Literatura e mercado editorial

Depois de livro, Hilda Hilst é lembrada com exposição em São Paulo

E mais na Babel: novas biografias de figuras históricas, livro sobre a juventude e o nazismo, a estreia da sul-africana Futhi Ntshingila e da canadense Kathleen McCracken no País, uma obra feita artesanalmente na Índia, etc.

Por
Atualização:

MOSTRADepois de livro, Hilda Hilst é lembrada em exposição Um dos destaques da Ocupação Hilda Hilst, que será aberta no sábado (28), no Itaú Cultural, é a relação da escritora com suas listas - de ideias e palavras rabiscadas quando criava suas obras, tarefas rotineiras, nomes de amigos vivos e mortos, seus cachorros. Algumas delas, como a que pode ser vista abaixo, feita enquanto escrevia A Obscena Senhora D., estarão na mostra ao lado de outros manuscritos, fotos, etc. A cenografia será inspirada na Casa do Sol. Hilda acaba de voltar às livrarias com o volume Pornô Chic - que gráficas católicas se recusaram a imprimir.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

BIOGRAFIAPersonagens históricos A Amarylis reforça seu catálogo de biografias com obras sobre Hitler, Pedro, o Grande, Bismarck, Gorbachev e Beethoven. Os títulos não focam apenas nas curiosidades pessoais, mas também no contexto em que viveram e na ressonância de seus feitos hoje. A primeira, prevista para maio, é Ascensão de Hitler, de Volker Ulrich.

HISTÓRIAPor falar em HitlerCrer e Destruir: Os Intelectuais Alemães na Máquina de Guerra da SS Nazista, de Christian Ingrao, sai pela Zahar em março e tenta responder por que 80 jovens promissores escolheram o lado do führer.

CLÁSSICOColeção para Plutarco A Edipro inaugura coleção dedicada a Plutarco em março com Da Educação das Crianças e Do Amor aos Filhos, ambos com tradução inédita e direta do grego por Maria Aparecida de Oliveira Silva, responsável, também, pela apresentação e notas e pelos títulos programados para abril: Como Tirar Proveito dos Seus Inimigos e Como Distinguir o Inimigo do Bajulador.

CRÔNICATodas as terças O escritor Henrique Rodrigues substitui o jornalista José Castello a partir de terça no site Vida Breve, dedicado ao exercício da crônica. Os textos serão publicados semanalmente.

Publicidade

ROMANCEO retrato da mulher

POESIAEstreia no PaísDuplo Autorretrato com Espelho, da canadense Kathleen McCracken, será lançado pela Ex Machina com a presença da autora em abril. A obra reúne sete coletâneas e poemas inéditos. Confira um dos poemas da obra, com tradução de José Roberto O'Shea:

Vai voar? Quem garante que estas frágeis asas vão suportar o peso de tanto ar

que o motor vai atingir uma potência máxima o lastro bem distribuído

que todos os cálculos somam algo seguro?

Publicidade

Cabos gemem qual cordas de violino ou cigarras cantando no calor

a cauda trepida - uma pipa de menina, uma libélula

e gravadas na fuselagem autobiografias

aquele alumínio rarefeito uma folha de pergaminho aéreo.

Voamos com fé, tu dirias mas tudo o que sempre saberei com certeza

Publicidade

é que quando o dia chegou - dourado sagrado, azul anunciação -

o vento ficou em sua jaula e eu não esqueci de beijar tua alma.

*********

Leia aqui entrevista com o israelense David Grossman publicada na quinta-feira, dia 19, sobre 'O Livro da Gramática Interior'

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.