Foto do(a) blog

Literatura e mercado editorial

Com 1.600 páginas, livro traz todas as crônicas publicadas por Machado de Assis na 'Semana Ilustrada'

E mais na coluna Babel: Livraria da Travessa deve abrir loja em Pinheiros no dia 9; Dublinense lança dois romances da iraniana Bahiyyih Nakhjavani; Rupi Kaur e Amanda Lovelace; e a estreia de Jonas Meirelles na literatura para crianças

PUBLICIDADE

Por
Atualização:

CRÔNICAAs 'badaladas' de Machado são reunidas pela primeira vez

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Resultado de uma minuciosa pesquisa de Sílvia Maria Azevedo, professora da Unesp de Assis, será lançada em setembro, pela Nankin Editorial, uma caixa com dois volumes de Badaladas - Dr. Semana, com as crônicas que Machado de Assis (1839-1908) publicou na revista Semana Ilustrada entre 1869 e 1876 com o pseudônimo de Dr. Semana. Das cerca de 300 crônicas, algumas poucas foram publicadas em livro. A dificuldade de atestar a autoria sempre foi uma questão, o que levou alguns biógrafos e pesquisadores a mencionar brevemente essa produção e outros nem isso. Entre 2010 e 2012, Silvia leu todas as crônicas e identificou traços recorrentes em relação a temas, referências históricas, culturais e literárias, citações e estilo. Cruzou esse levantamento com a leitura de outros textos machadianos e com dados biográficos. Feito isso, Silvia Maria Azevedo organizou duas tabelas, incluídas no final dos volumes, e, seguindo critérios, confirmou a autoria. Portanto, vem aí um novo Machado em 1.600 páginas e ortografia atualizada.

ROMANCELiteratura iraniana Chegam às livrarias em setembro, pela Dublinense, dois livros da iraniana Bahiyyih Nakhjavani (foto), que aborda, em sua obra, a questão da migração, do deslocamento e da relação entre diferentes culturas. Com tradução de Rubens Figueiredo, O Alforje, já enviado aos assinantes da TAG, é situado no deserto e a trama é costurada pela história das pessoas que se movimentam em um grupo pelas areias. Nós e Eles, com tradução de Natalia Borges Polesso, retrata uma família iraniana separada: duas irmãs opostas, uma mora em Los Angeles e outra em Paris, brigam para decidir onde a mãe deve viver. Mas a mulher não quer ir a lugar nenhum enquanto o filho desaparecido desde a Guerra Irã-Iraque volte.

ASSINATURAA escolha de Rupi Por falar no clube de assinatura, a 'instapoeta' Rupi Kaur, autora de Outros Jeitos de Usar a Boca (Planeta), vai ser a curadora da TAG - Experiências Literárias de setembro. Ela escolheu um livro de contos.

POESIADepois do Instagram E por falar em instapoetas, a Planeta lança, em setembro, o 3.º de título de Amanda Lovelace no País: A Voz da Sereia Retorna Neste Livro. Os anteriores, publicados pela LeYa, são A Princesa Salva-se a Si Mesma Neste Livro e A Bruxa Não Vai Para a Fogueira Neste Livro.

Publicidade

NÃO FICÇÃOCaça às bruxas E também por falar em bruxas, sai pela Boitempo, mês que vem, Mulheres e Caça às Bruxas: Da Idade Média aos Dias Atuais, de Silvia Federici.

LIVRARIATravessa em SP A Livraria da Travessa deve abrir sua loja na Rua dos Pinheiros dia 9.

INFANTILDesenhar e conversar sobre desenho

 Foto: Estadão

O ilustrador Jonas Meirelles estreia na literatura infantojuvenil com Como Desenhar Um Dinossauro (acima) pela Memória Visual.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.