PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Literatura e mercado editorial

Biblioteca Jovem, um projeto do Instituto Brasil Leitor, chega à Fundação Casa

E mais na Babel de sábado, 16 de maio: novo evento literário começa a ser pensado, autora de infantil sobre Anne Frank deve vir à Bienal, Cosac Naify lança box de 'Alice', biblioteca de Sevcenko à venda, etc.

Por
Atualização:

BIBLIOTECAProjeto do Instituto Brasil Leitor chega à Fundação Casa

( Foto: Eliel Nascimento/Divulgação)

PUBLICIDADE

A unidade da Vila Guilherme da Fundação Casa ganha, na sexta-feira, uma biblioteca novinha. Trata-se da Biblioteca Jovem, parceria entre o centro de atendimento socioeducativo, no qual cerca de 100 adolescentes infratores estão internados, e o Instituto Brasil Leitor. Mas ela não apareceu pronta de uma hora para a outra. Foram os próprios meninos que ajudaram a criá-la montando as estantes, organizando os livros e decorando a sala - tanto que fizeram oficinas de grafite. Isso tudo para que se apropriassem do espaço. No acervo, 922 títulos sobre os mais diversos assuntos e gêneros. De clássicos à literatura contemporânea, de matemática a português, de mangás a obras sobre profissão. Alguns exemplos: Eu me Chamo Antônio, de Pedro Gabriel, e Amanhecer Esmeralda, de Ferréz.

EVENTO - 1O grande encontro Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Câmara Brasileira do Livro, Associação Nacional de Livrarias e Itaú Cultural estão começando a conversar sobre um grande evento literário que deve ser realizado em novembro em livrarias e equipamentos municipais.

EVENTO - 2Ano da Holanda Janny van der Molen, autora de Lá Fora, A Guerra, infantil sobre Anne Frank que, como a coluna adiantou, sairá pela Rocco, deve vir para a Bienal do Rio. Nessa época, outros 10 holandeses estarão no País para o Café Amsterdã (26 a 30/8, SP, e 2 a 6/9, Rio). Todos eles terão livros lançados aqui até o festival por editoras variadas: Peter Buwalda (Alfaguara), Arjen Duinker (Confraria do Vento), Arnon Grunberg (Rádio Londres), Toine Heijmans (Cosac Naify), Marjolijn Hoff (Martins Fontes), Herman Koch (Intrínseca já publicou O Jantar e prevê mais um título), Ton Meijer (Editora 34), Edward van de Vendel (Cosac Naify), Tommy Wieringa (Rádio Londres) e Barbara Stok (que já lançou Vincent, pela L&PM). * O Café Amsterdã está sendo organizado pela Fundação Holandesa das Letras, responsável, também, por conceder bolsas de traduções que viabilizaram as publicações.

SEBOVende-se uma biblioteca Fundador e ex-dono da Livraria da Vila, Aldo Bocchini Neto, hoje proprietário do sebo Abelivros, em Campinas, comprou a biblioteca do historiador Nicolau Sevcenko, morto em agosto. Nos próximos meses, os sete mil volumes serão divididos em lotes e estarão à venda lá e pela Estante Virtual. Não chega a ter obras raras no acervo do ex-professor da PUC, Unicamp e Harvard, mas são livros escolhidos a dedo por ele.

Publicidade

TRADUÇÃO'And Still the Earth' De 1981, Não Verás País Nenhum, de Ignácio de Loyola Brandão, acaba de ganhar edição nos EUA pela Dalkey.

HISTÓRIA1.200 páginas A Contexto também preparou um box: Guerras do Século XX. Com venda exclusiva pela Cultura, ele traz A Primeira Guerra Mundial, de Lawrence Sondhaus, e A Segunda Guerra Mundial, de Philippe Masson. Sai mais barato comprar assim.

BIOGRAFIAEstranho no ninho A Novo Século lança, no fim do mês, Nicholson - A Biografia. A vida e carreira do ator Jack Nicholson, com seus altos e baixos, são vasculhadas por Marc Eliot, que tem outras biografias no currículo - como as de John Wayne, Clint Eastwood, Paul Simon, Ronald Regan, Walt Disney, etc.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.