PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Literatura e mercado editorial

Babel_27.4.13

CLÁSSICO

Por
Atualização:

As fábulas de La Fontaine e o fino traço de Alexander Calder

PUBLICIDADE

Uma edição com 36 fábulas de La Fontaine (1621-1695) traduzidas por Leonardo Fróes a partir do original francês, em verso, é a aposta da Cosac Naify para junho. Além da nova tradução, o que chama a atenção é a assinatura do ilustrador: o artista plástico americano Alexander Calder (1898-1976). Os desenhos apareceram pela primeira vez num livro publicado em 1948 pela Quadrangle Press, que teve vida curta e editou obras de diversos artistas. O volume que a Cosac Naify finaliza traz ainda o prefácio da primeira edição das fábulas, de 1668, escrito pelo próprio La Fontaine. É a primeira vez que esse texto é publicado aqui. A edição, bilíngue espelhada, tem projeto gráfico totalmente novo e inclui fábulas como O Rato e o Elefante.

 

INTERNACIONAL

Infantis em Colônia

Publicidade

Daniel Munduruku e Luciana Sandroni estão entre os brasileiros que vão, em junho, a festival de literatura infantojuvenil em Colônia. Danuzza Mendonça-Leuters, uma das autoras de Pelo Brasil Afora, obra bilíngue, que mora na Alemanha, também foi convidada. Isso é só o começo. Logo mais, em outubro, tem a Feira de Frankfurt.

DIREITOS

Aprender a vender

Prestes a se aposentar, a diretora de direitos autorais da Pearson Lynette Owen dá dicas sobre como aproveitar melhor a Feira de Frankfurt em SP (22/5) e no Rio (22/5). Uma delas: pesquise muito antes de atirar.

FEIRA

Publicidade

Suíços na Bienal

Em 2014, a Associação de Editores da Suíça deve trazer alguns de seus associados para a Bienal de São Paulo. Eles chegam antes da feira para visitar editoras.

ROMANCE

Papillon em nova edição

A Bertrand e a Saraiva começam a vender, nos próximos dias, nova edição traduzida por Mário Varela Soares de Papillon, romance autobiográfico de Henri Charrière que virou filme. Condenado à prisão perpétua, o autor foge da prisão da Ilha do Diabo e conta tudo em mais de 700 páginas.

Publicidade

CRÔNICA

Do dia a dia

A Realejo lança, no primeiro semestre de 2014, coletânea de crônicas publicadas por André Laurentino durante quase uma década no Divirta-se.

MÚSICA

A vida de Morten

Publicidade

Ouvir uma multidão cantando Hunting High and Low no Maracanã, em 1991, deu um estalo em Morten Harket, líder do A-ha. Foi ali que ele decidiu que tocaria a vida de forma diferente. A passagem é contada em Take me On, autobiografia ainda inédita, que a Lafonte lança em 2014.

GASTRONOMIA

Os segredos da cozinha

Stephen Vines, crítico gastronômico e dono de restaurante em Hong Kong, perfila nomes como Ferran Adrià, Jamie Oliver, Julia Child, Paul Bocuse, Gordon Ramsay, Catarina de Médici e Robert Atkins em Gurus da Gastronomia, que a Prumo lança no final de maio. Conta, também, algumas receitas de seus personagens e dá dicas a profissionais e a aspirantes.

INTERNET

Publicidade

O blog da Babel

Já está no ar, no Portal Estadão, o blog da Babel, com notícias, análises e curiosidades do mercado editorial brasileiro e internacional. Confira em blogs.estadao.com.br/babel.

 

(Publicada em O Estado de S.Paulo em 27 de abril de 2013)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.