PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Literatura e mercado editorial

Babel: Transexualidade e cutting são temas de obras para adolescentes

E mais na Babel de 24/9: a aposta da Rocco em Ruth Ware, o novo blog da Global e a próxima entrevista que vai ao ar, o terceiro livro de 'O Capital' com data marcada, etc.

Por
Atualização:

JUVENILTransexualidade e cutting em obras para adolescentes

Kathleen Glasgow, autora de 'Girl in Pieces' (Divulgação) Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Duas editoras estão trazendo ao Brasil livros com temas atuais e que precisam ser discutidos. A Novo Século manda para as livrarias, ainda este mês, Lily & Dunkin, de Donna Gephart. Na obra, o leitor acompanha a história de amizade, bullying e aceitação de Lily Jo McGrother, que nasceu Timothy Mc Ghother, e de Norbert Dorfman, que quer ser apenas conhecido como Dunkin. Ela é transgênero. Ele, bipolar. Já a Planeta programa para março o lançamento de Girl in Pieces, uma obra sobre o distúrbio que leva adolescentes a se cortarem e publicarem fotos nas redes sociais, conhecido como cutting. O romance de estreia da também americana Kathleen Glasgow (foto) fala sobre Charlotte Davis, uma garota que perde o pai e a melhor amiga quase que simultaneamente e precisa lidar com a dor e as consequências do transtorno borderline. Ela é internada por um tempo. Na saída, se envolve com pessoas ruins e decide, com a ajuda da arte, recomeçar e curar as feridas deixadas pelos cortes em seu corpo.

SUSPENSE - 1Mistério britânico Comparada a Gillian Flynn (Garota Exemplar) e Paula Hawkin (A Garota no Trem), Ruth Ware ainda nem lançou Em Um Bosque Muito Escuro - previsto para novembro - e a Rocco já garantiu os direitos do novo livro da britânica: The Women in Cabin 10. É a história de uma jornalista que, num luxuoso navio, vê um corpo sendo atirado ao mar, mas que descobre que não há nenhum passageiro desaparecido. Sai em 2017.

SUSPENSE - 2No embalo do filme No início do mês, antes da estreia de A Garota no Trem nos cinemas, a Record relança a obra best-seller com o pôster do filme na capa.

CRÍTICAFilhos da Cosac A Sesi-SP, que ficou com parte da herança da Cosac Naify, lança nesta semana o primeiro título ex-Cosac: o inédito Olhar à Margem. Com ensaios do crítico de arte Luiz Camillo Osorio, o livro será incluído na coleção Memória e Sociedade.

Publicidade

** Outras notícias da Cosac desta semana:Livros da Cosac Naify serão destruídos na virada do anoCosac Naify busca apoio para manter seu acervo de 400 mil livros

FEIRALivro, língua, inclusão Pelo segundo ano, a Feira de Frankfurt (19 a 23/10) fará uma visita guiada para refugiados. Eles vão conhecer, entre outras coisas, livros que utilizam o alemão como segunda língua. Haverá, ainda, um debate entre editores sobre a integração dos refugiados e esse crescente mercado de materiais de aprendizagem.

NÃO FICÇÃOMais Marx Já tem data para sair o 3.º volume de O Capital, de Karl Marx: novembro. Com o subtítulo O Processo Global da Produção Capitalista, ele foi traduzido do original alemão por Rubens Enderle. Junto, a Boitempo aproveita e lança Mais Marx, manual ilustrado de introdução ao Livro I de O Capital, para jovens leitores, e Marx e Engels Como Historiadores da Literatura, do húngaro György Lukács.

RESIDÊNCIARetiro literário Editor e escritor, Carlos Eduardo de Magalhães aceitou o convite para passar 5 semanas em Chennai, na Índia, numa residência literária. Vai aproveitar e começar um novo romance.

INFANTILAnimais inventados

Publicidade

 Foto: Estadão

De Javier Sáez Castán e Miguel Murugarren, sai, nos próximos dias, Animalário Universal do Professor Revillod (Sesi). A obra traz ilustrações de 16 tipos de animais, que, combinadas, dão origem a mais de 4 mil bichos.

INTERNETNa terça-feira Marina Colasanti é a próxima entrevistada de André Argolo no novíssimo blog da Global.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.