Maria Fernanda Rodrigues
23 de maio de 2014 | 21h07
A coluna Babel publicada no Caderno 2 de 24 de maio, com alguns destaques de editoras para o Salão do Livro Infantil e Juvenil, uma excursão de editores do segmento de livros científicos, técnicos e profissionais à Alemanha, o primeiro livro publicado por Teju Cole previsto para o segundo semestre de 2015, um livro sobre o ambiente de trabalho e mais.
FEIRA
Todas as atenções voltadas para os livros infantis e juvenis
Editoras fazem suas apostas para o Salão FNLIJ do Livro Infantil e Juvenil, o mais importante do gênero no País, a ser realizado de 28/5 a 8/6, no Rio. Serão ao todo 170 lançamentos. A Pallas, que acaba de lançar o selo Pallas Mini, apresenta Ombela – A Origem das Chuvas, de Ondjaki. A Zahar lança Diário de Pilar em Machu Picchu, de Flávia Lins e Silva, e a SM, Terra Costurada Com Água, de Lucia Hiratsuka. Já a Globo aposta em Stella Maris Rezende e publica o juvenil Missão Moleskine e o infantil A Poesia da Primeira Vez. Às vésperas da Copa do Mundo, a Peirópolis lança Folclore de Chuteiras (acima), de Alexandre de Castro Gomes e ilustrações de Visca. O livro narra uma partida da seleção brasileira, com Mula Sem Cabeça, Curupira, Negrinho do Pastoreio e Saci, entre outros, contra um time de craques de outros mundos, como a Múmia, Frankenstein, Pé Grande e por aí vai.
*
A Cosac Naify, que venceu em mais categorias do recém-anunciado Prêmio FNLIJ, levará dois volumes de fábulas: Esopo – Fábulas Ccompletas, ilustrado por Eduardo Berliner e traduzido por Maria Celesti C. Dezotti, e Fábulas Selecionadas de La Fontaine, com ilustrações de Alexander Calder e tradução de Leonardo Fróes. A Brinque-Book lança A Verdadeira História de Cachinhos Dourados, de Sandro Natali e Agnesi Baruzzi, os mesmos autores de A Verdadeira HIstória da Chapeuzinho Vermelho (40 mil exemplares vendidos no Brasil). Já a WMF Martins Fontes lança dois volumes da italiana Beatrice Alemagna: Pequena Coisa Gigantesca e Os Cinco Esquisitos. A Berlendis & Vertecchia aposta Por Que o Mar é Salgado – Contos Populares da Noruega, traduzido por Kristin Lie Garrubo e ilustrado por Cárcamo.
*
Essa é uma pequena mostra do que estará em exposição na feira.
FRANKFURT
Viagem de negócios
Em junho, a Feira do Livro de Frankfurt leva editores do segmento Científico, Técnico e Profissional à Alemanha para visitas a editoras de lá.
LIVRARIA
Otimismo carioca
A Blooks, livraria do Rio que abriu sua primeira loja em São Paulo em outubro, no Shopping Frei Caneca, tem planos de crescer 30% este ano. Uma das estratégias será investir em eventos dentro e fora de seu espaço. Em outubro, por exemplo, ela estará na Feira de Arte e Criatividade do Pixel Show. Outra aposta é no formato. Como as lojas de museus, ela vende de livro a joias.
NOVELA
A estreia de Teju ColeNigeriano que mora nos EUA, Teju Cole (na foto de Chester Higgins Jr./NYT) foi apresentado ao leitor brasileiro em 2012 com o romance Cidade Aberta. Em 2015 sairá, também pela Companhia das Letras, Every Day is For The Thief, o primeiro livro que ele escreveu e que acompanha um estudante de psiquiatria que retorna a Lagos depois de 15 anos vivendo em Nova York.
CONTO
Outras palavrasO lançamento em junho, pela Alfaguara, de Contos em Trânsito será uma boa oportunidade de ler autores argentinos nunca traduzidos para o português, como Manuel Soriano (na foto de Florencia Formiga/Divulgação), o mais jovem na antologia, e ainda Marcelo Cohen e Inês Fernández Moreno, entre outros. Obra semelhante, mas com contos de autores brasileiros, foi lançada este mês na Argentina.
ROMANCE
De volta para o passado
O canadense David Gilmour, do best-seller O Clube do Filme, lança, pela Geração, no fim do mês, A Perfeita Ordem das Coisas – uma volta pelos locais do passado do protagonista, que está em busca de sentido para sua vida.
NÃO FICÇÃO
Anatomia do trabalho
Em Cubed – A Secret History of the Workplace, o jornalista Nikil Saval analisa 150 anos de história do ambiente de trabalho nos EUA. Para tal, evoca Bartleby, o Escriturário, de Melville, o seriado The Office, tiras e outros materiais. O livro mostra porque o escritório tem a forma atual e como ele deveria ser. A Rocco lança a obra em 2015.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.