PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Literatura e mercado editorial

Babel: Roger Mello volta à Brasília dos tempos da ditadura em livro juvenil

Veja esse e outros livros para crianças e jovens leitores que estão no prelo das editoras brasileiras às vésperas do Dia Internacional do Livro Infantil

Por
Atualização:

INFANTOJUVENILEm livro juvenil, Roger Mello volta à Brasília dos tempos da ditadura

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Um dos principais ilustradores brasileiros, Roger Mello lança o inédito Clarice, em abril, pela Global - mas, desta vez, ele deixou as ilustrações para Felipe Cavalcante. Clarice leva o leitor de volta à Brasília dos tempos da ditadura militar e da infância do autor. A obra não se preocupa em mostrar didaticamente o momento, mas apresenta a observação de duas crianças que viveram aqueles tempos. Pelo olhar curioso da menina, Mello evoca questionamentos de diferentes gerações sobre o exercício de poder do adulto, sobre medos, contradições, fugas e opressão. Estão previstas, também pela Global, algumas reedições de obras do autor que estavam no catálogo de outras editoras. A seguir, outros livros no prelo para crianças - já que segunda, 2, é o Dia Internacional do Livro Infantil.

INFANTIL - 1Perda da inocência

 Foto: Estadão

A Pequena Zahar lança, em maio, Meu Pai o Grande Pirata, de Davide Calì e Maurizio Quarello. É a história de um menino italiano que acredita que seu pai, que só volta para casa uma vez ao ano contando as grandes aventuras que viveu, é um pirata. Mas ele sofre um acidente e o garoto descobre que seu herói é um mineiro que sonhava em ser marinheiro. Um livro sobre o encontro do mundo das crianças com o mundo dos adultos.

INFANTIL - 2Afeto e memória

Publicidade

 Foto: Estadão

Está previsto para outubro, pela Martins Fontes - Selo Martins, o lançamento de A Vovó Não se Lembra, do australiano Paul Russell com ilustrações de Nicky Johnston. A obra narra a adaptação de uma família à nova realidade da avó, que sofre de demência, e o esforço de todos em lembrá-la do quanto ela é querida.

INFANTIL - 3Solidão e amizade

 Foto: Estadão

Um Cachorro Para Maya, de Roseana Murray, está de casa nova. A terceira edição da obra que conta a história da menina que queria muito um cãozinho, sairá, ainda neste semestre, pela Lago de Histórias, editora criada no ano passado, com novas ilustrações - de Caó.

INFANTIL - 4Poemas visuais Está saindo pela Pulo do Gato Muito Esquisito, livro de poemas visuais e verbais de Alexandre Brito e Gustavo Piqueira sobre animais de uma fauna única e inclassificável.

NÃO FICÇÃOOs jovens e a mudançaFaçam a Revolução! é o título do livro em que o 14.º dalai-lama compartilha sua visão de um mundo ideal e conclama os jovens a assumirem o papel de agente de mudança, a refletirem sobre o mundo que estamos construindo e a iniciar a mudança já. Sai pela editora Alaúde em maio.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.