PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Literatura e mercado editorial

Babel: Os livros mais vendidos na Bienal do Livro de São Paulo 2022

Editoras relatam crescimento de até 300% nas vendas durante a Bienal; conheça os best-sellers

Por
Atualização:

(Atualizada em 11/7, às 10h34)

PUBLICIDADE

Conheça os best-sellers da Bienal do Livro

A Bienal do Livro de São Paulo terminou na noite domingo, 10. A expectativa de um balanço positivo se confirmou. Foram 660 mil visitantes em 9 dias de feira - um crescimento de 10% em relação ao público edição anterior, de 2018. As pessoas também gastaram mais. Este ano, o ticket médio foi R$ 226,94 - 40% a mais do que na edição anterior. Elas compraram, em média, 7 livros.

Livros de Colleen Hoover no estande da Record ( Foto: Maria Fernanda Rodrigues/Estadão)

Com a realização em um momento atípico, durante as férias, a Bienal levou público durante toda a semana ao Expo Center Norte. A Record registrou 300% de crescimento nas vendas. A HarperCollins Brasil, 253%. A Rocco, de 185%. A Intrínseca registrou 150% de crescimento nas vendas - e de 45% na quantidade de livros comercializados. Em seu estande, foram vendidos, em média, 9 livros por minuto.  A Global dobrou seu faturamento, a Todavia quadruplicou e as Edições Sesc vendeu 40% mais.

A seguir, os livros mais vendidos nos estandes das editoras na Bienal do Livro 2022 e na Grande Livraria (a lista abaixo não é um ranking, apenas indica o best-seller de cada expositor).

Publicidade

A lista comprova que os jovens leitores são o principal público da Bienal. Entre os destaques estão obras sobre o universo LGBT, fantasias e romances para jovens leitores que abordam questões como machismo e violência física e psicológica. Em alguns casos, tudo isso vem junto na mesma história.

Entre os "livros para adultos", destaque para Torto Arado, de Itamar Vieira Junior, e para Mulheres Que Correm Com Lobos, antigo best-seller de Clarissa Pinkola Estés, publicado originalmente em 1989, que tirou o Rádio Silêncio, livro de Alice Oseman (convidada da Bienal e autora de Heartstopper) para "jovens adultos", da dianteira no estande Rocco.

Os livros mais vendidos na Bienal do Livro 2022

  • É Assim Que Acaba, de Colleen Hoover (Record /Galera - na Grande Livraria)

 Foto: Estadão

Este é considerado o livro mais pessoal de Colleen Hoover e conta a história de Lily, uma jovem que se mudou de uma cidadezinha do Maine para Boston, se formou em marketing e abriu a própria floricultura. Ela conhece Ryle, um neurocirurgião confiante, teimoso e talvez até um pouco arrogante, com uma grande aversão a relacionamentos, mas que se sente muito atraído por ela. Quando os dois se apaixonam, Lily se vê no meio de um relacionamento turbulento. O livro toca em questões como violência doméstica e abuso psicológico.

Publicidade

  • Box Colleen Hoover (Record/Galera - no estande da editora)

A caixa reúne É Assim Que Acaba (leia acima), Novembro, 9 e Tarde Demais.

 Foto: Estadão

Em Novembro, 9, Fallon conhece Ben, um aspirante a escritor, bem no dia da sua mudança de Los Angeles para Nova York. Eles passam o dia juntos e a vida atribulada de Fallon se torna uma grande inspiração para o romance que Ben pretende escrever. Ela se muda, e eles dizem que vão se encontrar todo ano, sempre no mesmo dia. Mas Fallon começa a suspeitar que o conto de fadas do qual faz parte pode ser uma fabricação de Ben em nome do enredo perfeito.

Em Tarde Demais, a autora volta a abordar relacionamentos abusivos e machismo. É a história de Sloan, que, para proteger o irmão, foi ao inferno. Ela está presa em um relacionamento com Asa Jackson, um perigoso traficante, e quanto mais os dias passam, mais parece impossível enxergar uma saída. Imersa em uma casa incontrolável que mais parece um quartel general, rodeada por homens que ela teme e sem um minuto de silêncio, também parece impossível encontrar qualquer motivo para se sentir bem. Até Carter surgir em sua vida.

  • Eu Beijei Shara Wheeler, de Casey McQuinston (Companhia das Letras/Seguinte)

Publicidade

 Foto: Estadão

O livro ainda nem entrou em pré-venda nas livrarias, mas fez sucesso no estande da Seguinte, selo para jovens leitores. A sinopse da editora: O que acontece quando você se apaixona por quem menos esperava? Ou: O que acontece quando você se apaixona por quem menos esperava, sendo uma pessoa queer numa cidadezinha conservadora? O romance acompanha o desenrolar dessa história, que conta com beijos roubados, um mistério a ser desvendado e pistas deixadas pela cidade.

  • O Priorado da Laranjeira: A Maga, de Samantha Shannon (V&R)

 Foto: Estadão

Dragões, rainhas, piratas, magas, novas civilizações, conflitos políticos e religiosos, guerra, empoderamento feminino e representatividade LGBTQIA+ são alguns dos elementos do primeiro volume desta fantasia épica com protagonismo queer. Traduzido para 25 idiomas, o livro também debate o feminismo e apresenta uma sociedade baseada no matriarcado.

  • Em Águas Profundas, de FT Lukens (Faro Editorial)

 Foto: Estadão

Obra traz reis, piratas e seres mágicos em um mundo de aventuras protagonizado por Tal, um jovem príncipe que viveu nas terras do reino de sua família. Ao longo dos anos, ele passou por um rigoroso treinamento para aprender a controlar a própria magia. Agora, aos 16, ele tem a oportunidade de realizar uma viagem ao lado do irmão mais velho para explorar o reino e navegar por águas misteriosas, antes de assumir funções políticas oficiais. E a aventura começa quando ele é encarregado de vigiar um misterioso prisioneiro encontrado num barco abandonado. Tal se distrai com a forte conexão que logo estabelece com Athlen, que aproveita para fugir e desaparece em mar aberto. Ainda sem conseguir processar aqueles breves momentos, ele é sequestrado por piratas e mantido como refém para que revele seus poderes: algo que pode fazer explodir uma guerra e destruir toda a sua família.

Publicidade

  • A Noiva do Deus do Mar, de Axie Oh (Melhoramentos)

 Foto: Estadão

Tempestades terríveis assolam a terra natal de Mina há gerações. Seu povo acredita que o Deus do Mar, seu antigo protetor, agora os amaldiçoa. E, na esperança de apaziguar sua ira, todos os anos uma bela donzela é lançada ao mar em sacrifício. Muitos acreditam que Shim Cheong, a mais bela menina da aldeia - e a amada de Joon, irmão de Mina -, pode ser aquela que finalmente dará fim ao sofrimento de todos. Mas, na noite em que Shim Cheong será sacrificada, Joon a segue até o barco que a levará ao mar, mesmo sabendo que isso pode significar sua morte. Preocupada com o irmão e disposta a fazer qualquer coisa para salvá-lo, Mina pula na água no lugar de Shim Cheong. Ao cair no mar, Mina é levada por um dragão ao Reino dos Espíritos, mas, quando encontra o Deus do Mar, a garota descobre que ele está preso em um sono encantado e não são apenas os humanos que correm perigo, mas todo o Reino dos Espíritos também.

  • O Diário de Uma Princesa Desastrada, de Maidy Lacerda (Planeta)

No estande da Planeta, fila para autógrafos de Maidy Lacerda, escritora de 25 anos Foto: Estadão

A princesa Amora Maria Florentina de Florentia não é graciosa como se esperaria de uma princesa. Na verdade, ninguém pode saber que ela é uma princesa e tem que fingir que é apenas a Florentina: a menina desastrada da escola que ninguém gosta. E, para piorar, ela é um poço de derrotas. Basta sair da cama que os desastres começam a acontecer.

 Foto: Estadão

Filha da fada mais poderosa, mas sem poderes, tem uma irmã nada boazinha e um arqui-inimigo supermalvado.

Publicidade

  • Manual de Assassinato Para Boas Garotas, de Holly Jackson (Intrínseca)

 Foto: Estadão

Andie Bell, a garota mais bonita e popular da escola, foi assassinada pelo namorado, Sal Singh, que se suicidou após o crime. Cinco anos depois, Pip ainda vê as marcas que a tragédia deixou na cidade, desde as matérias tendenciosas da imprensa local até o ostracismo da família das vítimas. Mas a garota tem a impressão de que há peças faltando nesse quebra-cabeça. Ela conhecia Sal desde a infância, e ele sempre foi gentil. Por que teria se tornado um assassino? E será que Andie era mesmo tão angelical quanto a imagem construída após a sua morte? Prestes a se formar no Ensino Médio, Pip decide analisar o crime em seu projeto de conclusão de curso, e isso pode custar sua vida.

  • A Temperatura Entre Eu e Você, de Brian Zepka (Buzz)

 Foto: Estadão

Dylan Highmark tem 16 anos e achou que seu inverno se resumiria a dias monótonos no restaurante Dairy Queen, onde trabalha, até que um belo dia um cliente o encanta: Jordan, um garoto literalmente quente demais. Dylan sempre quis ter um namorado, só que não havia muitos caras legais nos subúrbios da Filadélfia. Quando conhece Jordan, um adolescente aparentemente normal, ele descobre que a temperatura corporal de seu crush é de 43 ºC. Depois de passarem um tempo juntos, os dois acabam se apaixonando, e Dylan começa a se sentir estranho, tem febre por duas semanas até que, de repente, irrompe em chamas. É então que ele se dá conta de estar sofrendo por algo a mais que uma simples paixão. A história está sendo adaptada pela Disney+.

Brian Zepka veio à Bienal ( Foto: Editora Buzz)

  • A Hipótese do Amor, de Ali Hazelwood (Sextante/Arqueiro)

Publicidade

 Foto: Estadão

Romance de Ali Hazelwood, uma das convidadas do último dia da Bienal, começou sua trajetória no TikTok pouco antes do evento. É a história de Olive Smith, aluna do doutorado em Biologia da Universidade Stanford, que acredita na ciência, mas não em algo incontrolável como o amor. Depois de sair algumas vezes com Jeremy, ela percebe que sua melhor amiga gosta dele e decide juntá-los. Para mostrar que está feliz com essa escolha, Olive precisa ser convincente: afinal, cientistas exigem provas. Sem muitas opções, ela resolve inventar um namoro de mentira e, num momento de pânico, beija o primeiro homem que vê pela frente. O problema é que esse homem é Adam Carlsen, um jovem professor de prestígio, que a surpreende em levar adiante a farsa e fingir ser seu namorado.

  • Torto Arado, de Itamar Vieira Junior (Todavia)

 Foto: Estadão

Livro nacional de maior sucesso nos últimos dois anos, Torto Arado, romance de estreia de Itamar Vieira Junior conta uma história de amor e luta situada no sertão baiano, num passado que ainda ecoa no presente. As irmãs Bibiana e Belonísia encontram uma velha e misteriosa faca na mala guardada sob a cama da avó. Ocorre então um acidente e a vida das duas crianças será ligada para sempre, e uma precisará ser a voz da outra.

  • Mulheres Que Correm Com Lobos, de Clarissa Pinkola Estés (Rocco)

 Foto: Estadão

Os lobos foram pintados com um pincel negro nos contos de fada e até hoje assustam meninas indefesas. Mas nem sempre eles foram vistos como criaturas terríveis e violentas. Na Grécia antiga e em Roma, o animal era o consorte de Artemis, a caçadora, e carinhosamente amamentava os heróis. A analista junguiana Clarissa Pinkola Estés acredita que na nossa sociedade as mulheres vêm sendo tratadas de uma forma semelhante. Ao investigar o esmagamento da natureza instintiva feminina, Clarissa descobriu a chave da sensação de impotência da mulher moderna. Abordando 19 mitos, lendas e contos de fada, como a história do patinho feio e do Barba-Azul, a autora mostra como a natureza instintiva da mulher foi sendo domesticada ao longo dos tempos, num processo que punia todas aquelas que se rebelavam.

Publicidade

  • Flores de Alvenaria, de Sergio Vaz (Global)

 Foto: Estadão

Sergio Vaz, presente na Bienal, se tornou o best-seller no estande da Global. Seu livro nos lança nas calçadas do subúrbio e descortina um universo muitas vezes invisível por meio de textos, ora em verso, ora em prosa, sobre os mais variados temas: educação, negritude, liberdade, sexo, empatia. A obra traz diálogos, relembra a situação da periferia em outras épocas e conta com poemas que costumam ser declamados na Cooperifa, evento criado pelo poeta que transformou um bar de Taboão da Serra em um evento cultural.

(As sinopses são das editoras)

Outros livros best-sellers da Bienal

  • Mãe, A Gente Pode Levar?, de Mara Cortez, e Diferentes, Sim. Desiguais, jamais!, de Mario Sergio Cortella e Paulo Jebaili (Cortez)
  • Turma da Mônica: Lendas Brasileiras em QR CODE, de Paula Furtado com narração de Mauricio de Sousa (Girassol)
  • Uma Lagarta Muito Comilona, de Éric Carle (Callis)
  • Kit Livro Ilustrado oficial Luccas Toon (Ediouro)

Publicidade

Ediouro volta ao mercado de livros religiosos

Passada a Bienal do Livro, o Grupo Ediouro ao mercado de livros evangélicos e lança, em agosto, o selo Novo Céu. Estão no radar livros para o público infantil, jovem e adulto, e Omar Souza será o editor. O primeiro lançamento será a coleção para crianças As Mais Lindas Histórias da Bíblia, da cantora e escritora Aline Barros. No prelo, também para agosto, estão livros de Tim Kimmel e Max Lucado. E para depois, Rodrigo Silva e William Douglas, entre outros. No passado, a Ediouro tinha uma parceria com a Thomas Nelson para a publicação de livros desse gênero - agora, quem edita é a HarperCollins Brasil.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.