Foto do(a) blog

Literatura e mercado editorial

Babel: Obra de José Lins do Rego vai para o catálogo da Global

E ainda na Babel: o novo livro de Evandro Affonso Ferreira, dois livros infantis sobre 'muros', Saraiva fecha mais livrarias, etc,

PUBLICIDADE

Por
Atualização:

MERCADOObra de José Lins do Rego vai para o catálogo da Global

Obra de José Lins do Rego será publicada pela Global ( Foto: ABL)

PUBLICIDADE

A obra do escritor José Lins do Rego (1901-1957) está de mudança de editoria: ela sai da José Olympio, do Grupo Record, e passa a integrar o catálogo da Global - que quer ser a principal casa de autores brasileiros e já conta com 16 exclusivos, como Cecília Meireles, Cora Coralina, Gilberto Freyre, Bandeira, e, mais recentemente, Guimarães Rosa (exceto Grande Sertão: Veredas). O contrato acaba de ser assinado entre a editora e as três herdeiras do escritor e prevê 28 títulos - reedições ou novos, a começar por Menino de Engenho, Doidinho, Banguê, Fogo Morto e Usina. E ainda: sua ficção completa pela Nova Aguilar, títulos infantis e quatro seleções inéditas (crônicas, crônicas para jovens, crônicas inéditas e correspondência).

FICÇÃOA musa e o romanceMoça Quase-Viva Enrodilhada numa Amoreira Quase-Morta é o título do novo livro de Evandro Affonso Ferreira - uma narrativa curta que atualiza as histórias de amor. Evandro, que tem publicado seus livros pela Record, lança este pela Nós em abril.

LUSOFONIAIntercâmbio literário Será realizada, nos dias 30 e 31, em Oeiras (Portugal), a 1.ª Travessia das Letras - Festa da Literatura Infantil em Língua Portuguesa, com participantes daqui, de Portugal, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde e Moçambique. A Kapulana , que investe também em obras de africanos, terá três autores lá: Maria Celestina Fernandes (Angola) e Lucílio Manjate (Moçambique), além da brasileira Kely de Castro. * Por falar em lusofonia, a Malê está lançando Do Índico e do Atlântico, com contos de 14 escritores moçambicanos e brasileiros, como Mia Couto, Conceição Evaristo, João Carrascoza e Lília Momplé.

CONTOHomenagem à mulher A Bambolê lança, no fim do mês, A Travessia do Cotidiano. São sete contos com protagonistas mulheres - escritos por Livia Garcia-Roza, Lucia Bettencourt, Luize Valente, Susana Fuentes, Joana Cabral, Paula Giannini e Ana Cristina Melo.

Publicidade

INFANTILO mundo para crianças

 

 Foto: Estadão

 

Sai pela Pequena Zahar, em julho, The Wall in The Middle of the Book (abaixo), de Jon Agge. Um cavaleiro tenta convencer o leitor de que seu lado é mais seguro do que o outro, onde moram animais assustadores. E então ocorre um problema no seu lado e ele precisa de ajuda. * O tema muro voltou aos debates depois de Trump - e chega agora à literatura infantil também com Querido Senhor Presidente, de Sophie Siers e Anne Villeneuve, lançado agora pela Melhoramentos. É a história de um garoto que quer construir um muro no quarto para resolver problemas com o irmão.

LIVRARIAMais sobre a criseConforme a coluna antecipou ontem, a Saraiva fechou as lojas de Copacabana (Rio) e da Rua São Bento (SP) nesta sexta e fecha a do Shopping Higienópolis no fim do mês.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.