Babel: Mantiqueira ganha novo festival literário em setembro
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Babel: Mantiqueira ganha novo festival literário em setembro

E mais: Amazon e o Dia do Autor Independente na Casa Santa Rita de Cássia, na Flip; a Globo e sua batalha de poesia em Paraty; os primeiros infantis nacionais da HarperCollins Brasil e o novo romance de Alex Sans

Maria Fernanda Rodrigues

14 Julho 2018 | 06h00

Mantiqueira ganha novo festival literário em setembro

Flima – Festa Literária Internacional de Santo Antônio do Pinhal

Vanderley Mendonça é o curador da Flima – Festa Literária Internacional de Santo Antônio do Pinhal (Foto: José Patrício/Estadão)

O anúncio de que o governo do Estado estava extinguindo o Festival da Mantiqueira causou comoção em 2016, oito anos depois de sua criação. Naquele mesmo ano, uma edição mais caseira foi organizada por moradores de São Francisco Xavier – mas em 2017 ele não vingou. Eis que surge agora a Flima – Festa Literária Internacional de Santo Antônio do Pinhal, cria das iniciativas anteriores, mas com alguns diferenciais, como a não dependência do poder público. A idealização é de Roberto Guimarães, que vive na região, e a curadoria será do editor Vanderley Mendonça (foto), da Demônio Negro. Focado na formação de leitores, o evento será realizado também nas cidades vizinhas, com a presença de autores locais. O evento será anunciado neste fim de semana, em Campos do Jordão, mas entre os autores da programação principal (14 a 16/9) estarão Milton Hatoum, Paulo Lins, Ana Maria Gonçalves, Veronica Stigger, Lourenço Mutarelli e Paulo Scott.

FLIP – 1
Dicas para autores
Autor de Me Chame Pelo Seu Nome e um dos convidados da Flip (25 a 29/7), o egípcio radicado nos EUA André Aciman é um dos destaques do Dia do Autor Independente, que a Amazon promove na Casa Santa Rita de Cássia, em Paraty, no sábado, 28. Ele fala sobre o processo de escrita, construção de personagens e histórias.
*
A programação, gratuita, reúne nomes como Alessandra Ruiz, agente literária, Gisele Mirabai, vencedora do Prêmio Kindle, e Fred Elboni, autor publicado pela Sextante adepto também da autopublicação, entre outros. Um pitching de autores independentes, já selecionados, para uma banca de peso do mercado editorial, fecha o dia.

+++ Flip 2018 anuncia programação, com destaques e novidades para esse ano

FLIP – 2
Batalha de poesia
A Globo terá uma programação especial na Casa de Cultura de Paraty no fim de semana da Flip. No sábado, 28, os poetas Matheus de Araújo, Wallacy Neto e Ana Guadalupe, após um debate, convidarão o público para uma batalha de poesias na frente do casarão. A inspiração é Hilda Hilst e, também nesse dia, por ali, atores da emissora declamam poemas da autora homenageada.

+++ Flip 2018: data, programação, ingressos e tudo sobre o evento

RELIGIÃO
Livro espírita
A Lúmen apresenta, na Bienal, em agosto, Victor Além da Vida…E Eternamente Entre Nós, obra psicografada por Victor Hugo Deppman, assassinado aos 19 anos, após um assalto.

INFANTIL
Novo mercado

Ilan Brenman

A HarperCollins Brasil, que acaba de anunciar a contratação de dois livros de Augusto Cury (Ansiedade e Prisioneiros da Mente) para publicação em 18 países, começa a investir também em literatura infantil nacional. Os dois primeiros títulos são de Ilan Brenman com ilustração de Guilherme Karsten. Coisas Arrepiantes (acima) sai no Dia das Crianças e Coisas Melequentas, no Natal.

ROMANCE
Antes da tempestade
Vencedor do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura, dedicado a revelar jovens autores mineiros, Alex Sens lança seu segundo romance em 2019, pela Autêntica. A história de A Silenciosa Inclinação das Águas se passa sete anos depois dos 28 dias do drama familiar narrado em O Frágil Toque dos Mutilados, sua festejada estreia literária.
*
Afastada do irmão e com um casamento em crise, Magnólia volta a se reunir com sua família após uma tragédia que leva todos a viagem para a Escandinávia. Nesse deslocamento permeado pelo luto, os personagens encaram seus maiores terrores tentando consertar seus relacionamentos e compreender suas falhas internas.