Foto do(a) blog

Literatura e mercado editorial

Babel: Livro reúne textos de Aurora Bernardini sobre literatura russa

E mais na Babel de 7/4: Urbanismo para crianças, 'A Arte de Respirar', '1942: O Brasil e Sua Guerra Quase Desconhecida' em nova edição, etc.

PUBLICIDADE

Por
Atualização:

ENSAIOLivro reúne textos de Aurora Bernardini sobre literatura russa

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Professora da USP desde os anos 1960, tradutora premiada, colaboradora do Estado e uma das principais difusoras da literatura russa no Brasil, Aurora Bernardini (foto) terá uma seleção de seus escritos publicada em livro. Com organização de Valteir Vaz e prefácio de Arlete Cavaliere, Aulas de Literatura Russa: de Púchkin a Gorenstein será lançado pela editora Kalinka em setembro. O volume traz mais de 30 artigos que, juntos, fazem uma espécie de panorama da literatura russa. Estão, ali, textos publicados ao longo dos anos, em veículos diversos - aqui, inclusive -, sobre autores clássicos, como Fiodor Dostoievski, Lev Tolstoi, Anton Chekhov, Marina Tsvetáieva, Daniil Kharms, Joseph Brodsky, entre outros. Alguns dos ensaios abordam, ainda, questões teóricas e noções que permeiam a cultura russa. Antes disso, a editora apresenta sua Coleção Mir - para ler e ouvir os russos.

COLEÇÃOProsa curta russa Na Mir, que lança seus primeiros três títulos este mês, o leitor vai encontrar a prosa curta russa - contos e novelas de escritores consagrados, como Dostoievski e Tolstoi, e outros menos conhecidos por aqui, como Fiodor Sologub e Zinaída Guíppius. As edições são bilíngues. * Além do texto, cada livro trará sua leitura feita por um russo nativo - o áudio poderá ser acessado pelo QR Code na capa. * A estreia da Mir, que, em russo, significa 'paz' e 'mundo', será com O Elefante, de Aleksándr Kuprin, A Velha, de Daniil Kharms, e Bobók & Meia Carta "de um sujeito", de Dostoievski. Em junho, a Kalinka lança outros três volumes.

NÃO FICÇÃOO filho do pracinha Publicado pela Nova Fronteira, 1942: O Brasil e Sua Guerra Quase Desconhecida, do músico João Barone, ganha nova edição, agora pela HarperCollins Brasil. A capa mudou, há novas fotos e o autor, filho de um dos 25 mil pracinhas que lutaram na Itália, acrescentou mais 30 páginas com textos inéditos. * Uma curiosidade: Boris Schnaiderman, o grande divulgador da literatura russa no Brasil, foi um desses 25 mil homens e resenhou o livro de Barone para o Estado pouco antes de morrer.

RELIGIÃOEm nova tradução Lançada no fim de 2016 com linguagem atualizada, a Bíblia da editora Mundo Cristão já vendeu 330 mil unidades. A expectativa é que o número chegue a 530 mil até dezembro.

Publicidade

AUTOAJUDAKeep calm Está estressado? Chega às livrarias este mês, pela Sextante, A Arte de Respirar, de Danny Penman - autor do best-seller Atenção Plena. Ilustrado, o livro traz dicas de exercícios que prometem ajudar a combater a ansiedade e o estresse.

EXPOSIÇÃODe Gullar a Lygia Clark Com base em uma pesquisa de artistas que trabalham com a palavra relacionada à poesia, a Galeria Superfície abre, na terça, 10, a exposição A Poesia e as Artes Visuais.

URBANISMOCidade para crianças

 Foto: Estadão

Bianca Antunes e Simone Sayegh se juntam à ilustradora Luísa Amoroso na criação do segundo título da série Casacadabra - Cidades para Brincar. Ao lado de Tiê, uma capivara-aventureira, Lina percorre 10 espaços públicos do mundo, como a Avenida Paulista (acima), para descobrir os segredos da construção das cidades. A editora Pistache inicia, dia 16, um financiamento coletivo no Catarse para publicar a obra.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.