Babel: Inventário poético de Rubem Braga será publicado em livro
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Babel: Inventário poético de Rubem Braga será publicado em livro

E mais na coluna de 29/8: Os novos romances de Lucia Bettencourt e Paula Fábrio, a estreia de Eduardo Lemos nos contos, Franzen, Morrissey e o que vem depois dos livros de colorir

Maria Fernanda Rodrigues

28 de agosto de 2015 | 23h16

POESIA
Inventário poético de Rubem Braga será publicado em livro

Rubem Braga

(Crédito: Acervo Pessoal)

Um dos grandes escritores brasileiros e dono de, estima-se, 15 mil crônicas, Rubem Braga (1913-1990) foi também um grande admirador da poesia. Em 1953, ele criou uma seção na Manchete, onde publicou semanalmente, até 1956, dezenas de poetas. Em 1979, ele retomou a coluna na Revista Nacional e cuidou dela até morrer. Para resgatar este seu inventário poético, a Global lança, agora em setembro, A Poesia É Necessária. O livro estava previsto para o ano do centenário de nascimento do escritor, quando várias outras antologias de crônicas foram editadas. A seleção é de André Seffrin, que focou nos poetas brasileiros preferidos de Rubem Braga e deixou os estrangeiros para, quem sabe, um segundo volume. O livro traz textos de 160 autores – de Gregório de Matos a Millôr Fernandes. Já a Autêntica prevê, para o início de 2016, uma caixa com três volumes com crônicas sobre cinema, artes visuais e política/cidadania. Na capa, ilustração de Nássara.

ROMANCE – 1
No dia de Rimbaud
A escritora Lucia Bettencourt e a editora Rocco marcaram para 20 de outubro, dia do aniversário de Rimbaud (1854-1891), o lançamento de O Regresso. O romance trata do retorno do poeta à França, em seus últimos meses de vida, depois de um longo e misterioso período na África.

ROMANCE – 2
A longa jornada
Também em outubro, será publicado Um Dia Toparei Comigo, segundo romance de Paula Fábrio, vencedora do Prêmio São Paulo com o primeiro, Desnorteio. Sai pela Foz e mistura relato de viagem, resenha literária e elaboração de luto.

CONTO
Fracassos cotidianos
Enquanto Nossos Filhos Dormem é o primeiro livro de contos do jornalista Eduardo Lemos. Com lançamento pela Oito e Meio no final de setembro, ele traz nove textos narrados por pessoas que levam a vida à sombra de uma desgraça pessoal ou de uma frustração dolorosa.

INTERNACIONAL – 1
O novo Franzen
Nas livrarias americanas e britânicas nesta terça, 1.º, Purity, o novo romance de Jonathan Franzen, apresentado como uma história de idealismo juvenil, fidelidade extrema e assassinato, só ganhará versão em português, pela Companhia das Letras, em abril de 2016.

INTERNACIONAL – 2
Morrissey escritor
Futuro incerto é o do List of The Lost, primeiro romance de Morrissey, que será lançado, em inglês, no dia 24. A Globo ganhou o leilão e se preparava para publicar a obra, mas o músico brigou com a Penguin, que estava vendendo os direitos de tradução sem a autorização dele, e o contrato foi cancelado. Em suas palavras, trata-se de um “conto americano onde, naturalmente, o mal vence o bem e ninguém vive feliz para sempre”.

CLÁSSICO
Financiamento coletivo
Para ajudar na edição de Amália (1844), clássico argentino de José Mármol, inédito aqui, a Zouk recorre ao Kickante.

MERCADO
Agora, para ligar pontos
Ligando os mil pontos
Em maio, auge da moda, os livros de colorir representavam, segundo a Nielsen, 14% do faturamento do mercado. Hoje, só 3%. Natural, então, que a editora que descobriu o best-seller Jardim Secreto fizesse outra aposta. Sem sair do estilo, a Sextante lança, em outubro, 4 volumes da coleção Ligando os Mil Pontos, do designer Thomas Pavitte: Animais, Obras de Arte, Cidades e Personalidades (Shakespeare, acima). Dá para pintar depois.

Leia também: ‘Contos de Kolimá’, testemunho brutal de Chalámov sobre vida no gulag, chega ao País