Babel: ‘Flip Pirata’ leva debates literários e políticos a barco em Paraty
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Babel: ‘Flip Pirata’ leva debates literários e políticos a barco em Paraty

E mais: Escritores lançam, na Flip, 'Lula Livre / Lula Livro', em defesa do ex-presidente; Michio Kaku e o futuro da humanidade; livro de Nawal El Saadawi no País; 'Boy Erased' e a cura gay; Bienal do Livro e Tarrafa Literária

Maria Fernanda Rodrigues

21 de julho de 2018 | 06h00

FLIP – 1
‘Flip Pirata’ leva debates literários e políticos a barco

Flipei Flip

A edição da Flip que começa na quarta, 25, é possivelmente a que tem uma programação paralela, ‘parceira’ ou não, mais consistente. Ela se espalha por casas do Centro Histórico e, pela primeira vez, haverá debates em barcos – como na Flipei – Festa Literária Pirata das Editoras Independentes, com encontros, happy hours e saraus. A realização é da Autonomia Literária e participam mais de uma dezena de editoras, entre as quais a Hedra, Dublinense e Lote 42. Os convidados debatem temas que vão da literatura e mercado editorial à política. Wagner Schwartz, cuja performance La Bête gerou polêmica, e Marcia Tiburi sobem ao convés para falar sobre a criminalização e o controle dos corpos no neoliberalismo. Gregório Duvivier, Tatiana Roque e Sabrina Fernandes falam sobre a democracia no divã. Participam, ainda, Anielle Franco, irmã de Marielle, Jessé de Souza, Manuela D’Ávila, Guilherme Boulos, Djamila Ribeiro e outros. O público acompanha tudo da margem, em terra firme.

FLIP – 2
Literatura e política
Lula Livre / Lula Livro é o título da antologia organizada por Ademir Assunção e Marcelino Freire com contos, poemas, crônicas e cartuns feitos por 80 autores em defesa do ex-presidente. Entre os nomes estão Augusto de Campos, Chico Buarque, Raduan Nassar, Aldir Blanc, Alice Ruiz, Frei Betto, Laerte, Noemi Jaffe, Caco Galhardo, Gero Camilo, Raimundo Carrero e Xico Sá. O pré-lançamento será na Flip.

NÃO FICÇÃO
Futuro da humanidade
O físico Michio Kaku chega ao selo Crítica, da Planeta, no fim do ano, com The Future of Humanity – em que fala sobre viagem interestelar, imortalidade, etc.

ROMANCE
Baseado em fatos reais
Publicado em 1973, Woman at Point Zero chega ao País pela Faro no início de 2019. Com os direitos sendo negociados para o cinema, o romance da feminista Nawal El Saadawi, de 86 anos, uma das principais intelectuais do Egito e chamada de Simone de Beauvoir do mundo árabe, é baseado em fatos reais e fala sobre uma camponesa que, após uma vida de abuso, toma uma ação drástica contra os homens que a dominaram e acaba numa prisão no Cairo.

MEMÓRIAS
Nas livrarias e cinemas
Sai em outubro, pela Intrínseca, Boy Erased, livro de memórias do ativista americano Garrard Conley. Filho de pastor da igreja batista, ele relata sua traumática experiência em um programa de reorientação que prometia curá-lo da sua homossexualidade. O filme baseado no livro, com Nicole Kidman e Russell Crowe e Lucas Hedges, estreia nos EUA em novembro.

TRADUÇÃO
No Egito
Os direitos de As Perguntas, mais recente livro de Antônio Xerxenesky, foram vendidos para a egípcia Al Arabiairo.

BIENAL
Mágica do livro
De 3 a 5 de agosto, na Bienal do Livro, será possível trocar um livro usado em bom estado por um novo. Basta colocá-lo na ‘Incrível Máquina de Livros’ e escolher entre os botões: adulto e infantil. O projeto percorreu 15 mil km em 5 meses e segue viagem país afora depois da feira.

TARRAFA
Festa em Santos
A 10.ª Tarrafa Literária recebe, entre 26 e 30/9, o português Pedro Mexia, autor de Lá Fora, a sueca Katarina Bivald, de A Livraria dos Finais Felizes, e as norueguesas Nina Brochmann e Ellen Stokken Dahl, autoras de Viva a Vagina, entre outros.