PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Literatura e mercado editorial

Babel: Editora Unesp começa a publicar clássicos literários

E ainda na coluna Babel: o fim da Humanitas, inéditos de Zelda Fitzgerald e Clara Averbuck, a volta de Carlos Henrique Schroeder ao conto, Nei Lopes e Lélia Gonzalez

Por
Atualização:

UNIVERSITÁRIA - 1Editora Unesp começa a publicar clássicos literários

Machado de Assis, por Baptistão Foto: Estadão

PUBLICIDADE

A Editora Unesp, conhecida por suas publicações acadêmicas, amplia sua linha editorial em abril com uma coleção de clássicos literários. Os 10 primeiros títulos são: Histórias Extraordinárias, de Edgar Alan Poe; O Falecido Mattia Pascal, de Luigi Pirandello; contos de Guy de Maupassant; Eugênia Grandet, de Honoré de Balzac; Oliver Twist, de Charles Dickens; Quincas Borba, de Machado de Assis (imagem); Macunaíma, de Mário de Andrade; Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto; Urupês, de Monteiro Lobato; e A Relíquia, de Eça de Queirós. Os volumes vão contar com apresentação da obra e de seu autor. A editora diz que lançar esses títulos, que estão em domínio público, não significa uma desaceleração na publicação das obras acadêmicas e que o objetivo é o mesmo: abrir portas para não especialistas terem acesso à cultura e ao saber consagrados universalmente.

UNIVERSITÁRIA - 2Fim da Humanitas A Humanitas, editora ligada à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e que publicava a produção intelectual dos professores e alunos, está encerrando as atividades. Em um e-mail enviado aos autores, fala sobre a venda dos títulos a preços reduzidos, para diminuir o estoque e levantar verba para "saldar compromissos financeiros".

ANTOLOGIACarta ao passado

Publicidade

Zelda Fitzgerald nos anos 1920 ( Foto: CSU Archives)

Na caixa com textos inéditos em português de Zelda Fitzgerald (1900-1948) que a Ponto Edita prepara para março, ela vai incluir uma intervenção artística da brasileira Clara Averbuck. Escritora e dançarina como Zelda foi nos anos 1920 (foto), e ela foi escolhida por isso, Clara entra com uma carta em Cadernos - a obra traz contos, artigos e crônicas selecionados e traduzidos pelo editor Mauricio Tamboni.

CONTOTeia narrativa Carlos Henrique Schroeder publica um novo livro de contos em março, depois de 10 anos. Em Aranhas, que sai pela Record, os aracnídeos surgem como personagens ou inspiram comportamentos e destinos, criando uma teia narrativa.

NÃO FICÇÃO - 1Com a ajuda dos orixás Nei Lopes lança Ifá Lucumí: O Resgate da Tradição este mês, pela Pallas. Na obra, ele investiga o culto de origem nigeriana que está sendo redescoberto no Brasil e em Cuba e mostra um conjunto de pensamentos filosóficos de explicação da vida.

NÃO FICÇÃO - 2Brasil africano

Lélia Gonzalez, em Dakar (1979) Foto: Acervo Lélia Gonzalez

A Boitempo lança, este ano, nova edição de Festas Populares no Brasil, de Lélia Gonzalez (foto; ela faria 85 hoje). De 1987, o livro apresenta, em fotos e textos, os laços indissociáveis entre Brasil e África, a integração entre o profano e o sagrado e a reinvenção das tradições religiosas na formação imaginária e cultural do País. A editora quer resgatar outros títulos dela.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.