Babel: Coletânea vai reunir poemas antifascistas de autores brasileiros
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Babel: Coletânea vai reunir poemas antifascistas de autores brasileiros

E ainda na Babel: a nova novela distópica de Bernardo Kucinsky; CBL e Fundação Padre Anchieta juntas na divulgação de livros na TV, etc

Maria Fernanda Rodrigues

18 de maio de 2019 | 03h00

POESIA
Coletânea vai reunir poemas antifascistas escritos por autores brasileiros contemporâneos

 

fascismo

Marcia Tiburi (Foto: Simone Marinho)

 

A Oficina de Raquel trabalha em quatro antologias neste momento. A ideia é reforçar seu compromisso com a poesia, e a poesia como gesto político. Autora de Como Conversar Com um Fascista (Record), a filósofa Márcia Tiburi (foto) está organizando com o poeta Luis Maffei uma antologia com poemas antifascistas escritos por autores brasileiros contemporâneos. Entre os nomes confirmados estão Marília Garcia, Annita Costa Malufe, Marcos Siscar, Wilson Alves-Bezerra e Leonardo Tonus. O lançamento será em outubro. Os outros três títulos são 69 Poemas e Alguns Ensaios, antologia erótica em parceria com o coletivo Mulheres que escrevem; Uma Espécie de Cinema, de brasileiros e portugueses; e Trabalho Poético, do português Carlos de Oliveira.

NOVELA
Distopia à brasileira
A Nova Ordem é o título da novela distópica de Bernardo Kucinski que a Alameda lança em junho. Nela, o autor de K. fala de um mundo hipotético em que um novo grupo assume o poder e aplica um programa desumano, que busca a eficiência e, por isso, passa a eliminar o excesso da população, enquanto a sociedade, anestesiada, não reage.

ROMANCE
Imigração e família
Betty Milan faz um pré-lançamento de Baal (Record), sobre imigrante que troca o Oriente Médio pelo Brasil, no Congresso Internacional da Diáspora, em Beirute.

PROGRAMA
Livro na TV
Câmara Brasileira do Livro e Fundação Padre Anchieta assinam acordo nesta semana para a criação de um programa, uma série de spots, que será veiculado durante a programação da TV Cultura. A apresentação será da booktuber Taty Leite.
*
Vai funcionar mais ou menos assim: editoras inscrevem seus livros, que serão selecionados por uma auditoria e resenhados por Taty – os primeiros spots, no entanto, devem ser sobre finalistas do Jabuti. E haverá um portal que direcionará interessados nos livros para distribuidoras selecionadas pelo edital, que ainda será divulgado.

FEIRA
Horóscopo literário
Vitor DiCastro, do canal Deboche Astral, participa do Esquenta Primavera, que será realizado de 7 a 9/6 na Biblioteca Mário de Andrade. Ele vai falar sobre escritores e signos. A feira da Liga Brasileira de Editores é uma prévia da Primavera Literária, marcada para outubro, no Rio.

CLUBE
Dica de Fernanda
Fernanda Montenegro indicou Jude, O Obscuro, de Thomas Hardy, no Kit Curadoria da TAG, este mês. De 1895, o livro ganhou nova tradução de Caetano Galindo e sairá depois pela Companhia das Letras.

INTERNACIONAL
Festival de ilustração

Ilustrações que Taline Schubach fez para Os Medos da Bel (acima), livro escrito por Helena Lima e publicado pela Lago de Histórias, foram selecionadas para participar da 8.º Festival de Ilustração (BookILL Fest), na Sérvia. Outros dois ilustradores daqui também foram escolhidos: Maurizio Manz e Marcelo Pimentel.

Tendências: