Foto do(a) blog

Literatura e mercado editorial

Babel 13.07.13

A coluna Babel do dia 13 de julho:

PUBLICIDADE

Por
Atualização:

CLÁSSICOMachado: cânone completo nos EUA e novas críticas aquiEstreia de Machado de Assis (ilustração de Baptistão), Ressurreição (1872) era o único livro dele sem tradução para o inglês. Traduzi-lo foi a tese de doutorado de Karen Sherwood Sotelino na Universidade da Califórnia, que deu origem à edição de Resurrection pela Latin American Literary Review Press. O livro acaba de chegar às livrarias americanas. Por aqui, há boas obras sobre Machado saindo. Professor de literatura da UERJ e colaborador do Caderno 2, João Cézar de Castro Rocha lança Machado de Assis: Por uma Poética da Emulação (Civilização Brasileira) em 16/8, com debate no Memorial da América Latina. Publicado pela Edusp em 2008, Machado de Assis - O Romance com Pessoas, de José Luiz Passos, está sendo transformado numa edição menos acadêmica, prevista pela Alfaguara para o início de 2014. Já a Unesp lança, na Bienal, Machado de Assis: Crítica Literária e Textos Diversos, coletânea feita por Sílvia Maria Azevedo.

PUBLICIDADE

ROMANCEDa Record à Alfaguara Prêmio Sesc de conto em 2010 com Contos de Mentira e de romance em 2011 com Quiçá, Luisa Geisler, 22 anos, mais jovem entre os jovens autores da Granta, deixa a Record, que edita os vencedores do concurso, e lança o próximo romance pela Alfaguara em meados de 2014, um pouco antes de se formar em Relações Internacionais. * O título provisório é Luzes de Emergência se Acenderão Automaticamente e conta a história de Henrique, que escreve cartas ao melhor amigo que está em coma. Enquanto o atualiza sobre fatos cotidianos, tem de encarar sua própria vida: sua namorada está grávida e ele, apaixonado por outro rapaz.

POLICIALO policial de Montes O advogado Raphael Montes, 21 anos, não ganhou o Prêmio Benvirá, mas o policial Suicidas acabou saindo pela editora do prêmio e vendeu cinco mil exemplares. Vem mais por aí: recém-concluído, Dias Perfeitos sai em 2014; Montes estará ao lado de Rubem Fonseca e outros em antologia em inglês e acaba de ser confirmado para o Pauliceia Literária.

DIGITALOs indies e as gigantes Escritores que se autopublicam pelo Clube dos Autores já podem ver seus e-books nas grandes livrarias virtuais: Amazon, Apple, Saraiva, Cultura, Kobo e IBA. No Google Play, eram vendidos desde o começo do ano.MC1>

THRILLERMistério catalãoO Verão das Bonecas Mortas é o primeiro de uma série policial do espanhol Toni Hill situada em Barcelona. O enredo: jovem de família rica morre depois de cair da janela, onde costumava sentar para fumar. A mãe não acredita na hipótese de suicídio e contrata um investigador. Sai pela Tordesilhas nos próximos dias.

Publicidade

NÃO FICÇÃOColeção dividida Leandro Konder vai dividir a coordenação da coleção Marxismo e Literatura, da Boitempo, com Michael Löwy. O próximo título será O Capitalismo Como Religião, com textos de Walter Benjamin pinçados por Löwy.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.