Babel: Série que inspirou animação ‘Ernest & Célestine’, que concorre ao Oscar, terá mais um título publicado no País
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Babel: Série que inspirou animação ‘Ernest & Célestine’, que concorre ao Oscar, terá mais um título publicado no País

Maria Fernanda Rodrigues

31 Janeiro 2014 | 21h31

O fino traço da belga Gabrielle Vincent no Oscar e em livro
Um dos cinco concorrentes ao Oscar de melhor animação – o vencedor será conhecido em 2 de março – é Ernest & Célestine (veja o trailer), baseado na série infantil da escritora e ilustradora belga Gabrielle Vincent (1928- 2000). Entre 1981 e 2003, foram publicados quase 30 títulos que retratam a inesperada e incompreendida amizade entre Ernest, um urso e palhaço de rua, e Célestine, uma ratinha ilustradora. Dois volumes da coleção foram lançados aqui em 2009 pela Salamandra: Músicos de Rua e Ernest e Celestine Perderam o Simão. Este ano, a editora 34 lança um terceiro título: O Nascimento de Celestine. Foi a 34 que descobriu o trabalho de Vincent e publicou A Pequena Marionete (2007) e Um Dia, Um Cão (2013).

Ilustração do livro ‘O Nascimento de Celestine’

 

Imagem da animação que concorre ao Oscar

JUVENIL
De cavalos e leões
A WMF Martins Fontes gostou tanto do resultado de Quem é você, Alasca?, livro de John Green que vendeu mais de 100 mil exemplares desde 2010, que vai continuar investindo no gênero juvenil. Ela publica, em maio, O Leão Borboleta, do inglês Michael Morpurgo – é dele, também, Cavalo de Guerra, obra adaptada para o cinema por Steven Spielberg e indicada para o Oscar de 2012.
*
No novo livro, Bertie resgata um filhote órfão de leão branco da savana africana. Eles permanecem inseparáveis até que o garoto vai para um colégio interno na Inglaterra e o leão é vendido para um circo. Resta a promessa de um reencontro.

CINEMA
Carona com o filme
Por falar em cinema, a Planeta prepara nova edição de O Único Sobrevivente, do soldado Marcus Luttrell, único de sua equipe a voltar da guerra do Afeganistão, e de Patrick Robinson. Isso porque estreia em 21 de março o filme O Grande Herói, baseado nele. Lançada em 2008 e esgotada, a obra terá o pôster do filme como capa.
*
Outro livro que inspirou filme e que está chegando às livrarias é 12 Anos de Escravidão, de Solomon Northup, pela Seoman.
*
E na esteira da estreia de Academia de Vampiros em março, a Nova Fronteira relança o 1.º título da série de Richelle Mead com capa que remete ao filme.

REVISTA
A nova ‘Polichinello’
Será lançada no dia 27 de fevereiro, na Casa das Rosas, a 15.ª edição da revista literária Polichinello, que terá como tema Poéticas da Transgressão. Há traduções inéditas de textos de Georges Bataille, Jean-Luc Nancy, Walter Benjamin e Giorgio Agamben, além de trabalhos de, entre outros, Roberto Piva, Claudio Willer, Contador Borges e Élida Lima.

E-BOOK
15 anos de crítica
O escritor Ricardo Lísias lança, pela E-Galáxia, na primeira quinzena de fevereiro, o e-book Álbum de Crítica, com as resenhas e ensaios literários que produziu nos últimos 15 anos.

ROMANCE
A estreia do enfermeiro
A Rocco estava começando a distribuir Onde a Lua Não Está para as livrarias quando o livro de estreia de Nathan Filer, enfermeiro de saúde mental, ganhou, na 3.ª, o prêmio britânico Costa. A obra, já à venda em e-book, fala sobre dois irmãos que saem numa noite, mas só um volta. Assombrado pela morte do irmão com Síndrome de Down, Matthew, 19, à beira de uma esquizofrenia, busca respostas.
*
O livro inspirou um curta. Veja aqui

 (Coluna publicada no jornal O Estado de S. Paulo de 1º de fevereiro de 2014)