Ateu, romancista britânico escreve a história das religiões
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Ateu, romancista britânico escreve a história das religiões

E mais na Babel: 'Dilema Multicultural', novos títulos de Norberto Bobbio e da série The School of Life, obra de Fernando Monteiro reeditada e como as crianças preferem ler

Maria Fernanda Rodrigues

16 Janeiro 2015 | 20h30

ESTUDO
Ateu, romancista britânico escreve a história das religiões

(Foto: José Patrício/Estadão)

(Foto: José Patrício/Estadão)

O britânico Matthew Kneale, festejado pelo romance English Passenger (2000), inédito no Brasil, estudou História Moderna em Oxford e escreveu sete obras de ficção até decidir experimentar a não ficção. Em 2013, ele lançou An Atheist’s History of Belief – Understanding Our Most Extraordinary Invention (Uma História Ateísta da Crença – Entendendo Nossa Mais Extraordinária Invenção) – que chegará ao País no segundo semestre pela WMF Martins Fontes. O livro tenta responder a uma série de questões como: O que levou o homem pré-histórico, abrigado nas cavernas profundas, a invocar o reino dos espíritos? e Por que a crença prosperou, levando-nos a inventar o céu, o inferno e os deuses?

ANTROPOLOGIA
Multiculturalismo
Com apresentação de Peter Fry e prefácio de Michel Cahen, chega às livrarias nos próximos dias Dilema Multicultural. A obra, publicada pela Graphia e Editora da UFPR, traz ensaios de Lorenzo Macagno feitos a partir de pesquisas acadêmicas e de campo – em Portugal e Moçambique.

NÃO FICÇÃO – 1
Filosofia política
A Unesp segue com o plano de editar obras do italiano Norberto Bobbio (1909-2004) que ainda não saíram no Brasil e promete mais dois títulos para 2015: Democracia e Segredo, Jusnaturalismo e Positivismo Político e Política e Cultura.

NÃO FICÇÃO – 2
Autoajuda pop
A Objetiva lança em março mais quatro títulos da série The School of Life. São eles: Como Envelhecer, de Anne Karpf; Como Ficar Sozinho, de Sara Maitland; Como Lidar Com a Adversidade, de Christopher Hamilton; e Como Desenvolver Saúde Emocional, de Oliver James.

MEDITAÇÃO
Autoajuda zen
Depois da V&R e da Sextante, a BestSeller entra na onda do pintar para desestressar com Mindfulness – O Livro de Colorir, de Emma Farrarons. Ainda sobre mindfulness, esse tipo de meditação que está na moda, ela edita Mindfulness – O Diário, de Corinne Sweet – com exercícios.

ROMANCE
Resgate da obra
A Cesárea reinicia os trabalhos em março com o lançamento de uma nova edição de A Cabeça no Fundo do Entulho, romance de Fernando Monteiro vencedor, em 1999, do Prêmio Bravo de Literatura. Do autor pernambucano – que se retirou da literatura –, ela publicou, no ano passado, Aspades, Ets Etc. Tudo em e-book. O plano da editora-revista é lançar seis livros digitais em 2015.

MERCADO – 1
Negócio desfeito
A carioca Sextante e gaúcha L&PM, com linhas editoriais tão distintas, desistiram do acordo firmado em agosto segundo o qual a primeira se tornava dona de 50% da segunda.

MERCADO – 2
Hábitos de leitura
Uma pesquisa feita com 2 mil crianças britânicas entre 5 e 16 anos mostrou que 78% delas leem por prazer, 55% preferem o livro em papel, 11% gostam de ler em tablets, 8% em e-readers e 5% em celular. Segundo o Childwise Monitor Report, 20% das crianças ouvidas têm um leitor digital – índice 4% maior do que o do passado e 15% maior do que em 2010.