Foto do(a) blog

Literatura e mercado editorial

Ateu, romancista britânico escreve a história das religiões

E mais na Babel: 'Dilema Multicultural', novos títulos de Norberto Bobbio e da série The School of Life, obra de Fernando Monteiro reeditada e como as crianças preferem ler

PUBLICIDADE

Por
Atualização:

ESTUDOAteu, romancista britânico escreve a história das religiões

( Foto: José Patrício/Estadão)

PUBLICIDADE

O britânico Matthew Kneale, festejado pelo romance English Passenger (2000), inédito no Brasil, estudou História Moderna em Oxford e escreveu sete obras de ficção até decidir experimentar a não ficção. Em 2013, ele lançou An Atheist's History of Belief - Understanding Our Most Extraordinary Invention (Uma História Ateísta da Crença - Entendendo Nossa Mais Extraordinária Invenção) - que chegará ao País no segundo semestre pela WMF Martins Fontes. O livro tenta responder a uma série de questões como: O que levou o homem pré-histórico, abrigado nas cavernas profundas, a invocar o reino dos espíritos? e Por que a crença prosperou, levando-nos a inventar o céu, o inferno e os deuses?

ANTROPOLOGIAMulticulturalismo Com apresentação de Peter Fry e prefácio de Michel Cahen, chega às livrarias nos próximos dias Dilema Multicultural. A obra, publicada pela Graphia e Editora da UFPR, traz ensaios de Lorenzo Macagno feitos a partir de pesquisas acadêmicas e de campo - em Portugal e Moçambique.

NÃO FICÇÃO - 1Filosofia política A Unesp segue com o plano de editar obras do italiano Norberto Bobbio (1909-2004) que ainda não saíram no Brasil e promete mais dois títulos para 2015: Democracia e Segredo, Jusnaturalismo e Positivismo Político e Política e Cultura.

NÃO FICÇÃO - 2Autoajuda pop A Objetiva lança em março mais quatro títulos da série The School of Life. São eles: Como Envelhecer, de Anne Karpf; Como Ficar Sozinho, de Sara Maitland; Como Lidar Com a Adversidade, de Christopher Hamilton; e Como Desenvolver Saúde Emocional, de Oliver James.

Publicidade

MEDITAÇÃOAutoajuda zen Depois da V&R e da Sextante, a BestSeller entra na onda do pintar para desestressar com Mindfulness - O Livro de Colorir, de Emma Farrarons. Ainda sobre mindfulness, esse tipo de meditação que está na moda, ela edita Mindfulness - O Diário, de Corinne Sweet - com exercícios.

ROMANCEResgate da obra A Cesárea reinicia os trabalhos em março com o lançamento de uma nova edição de A Cabeça no Fundo do Entulho, romance de Fernando Monteiro vencedor, em 1999, do Prêmio Bravo de Literatura. Do autor pernambucano - que se retirou da literatura -, ela publicou, no ano passado, Aspades, Ets Etc. Tudo em e-book. O plano da editora-revista é lançar seis livros digitais em 2015.

MERCADO - 1Negócio desfeito A carioca Sextante e gaúcha L&PM, com linhas editoriais tão distintas, desistiram do acordo firmado em agosto segundo o qual a primeira se tornava dona de 50% da segunda.

MERCADO - 2Hábitos de leitura Uma pesquisa feita com 2 mil crianças britânicas entre 5 e 16 anos mostrou que 78% delas leem por prazer, 55% preferem o livro em papel, 11% gostam de ler em tablets, 8% em e-readers e 5% em celular. Segundo o Childwise Monitor Report, 20% das crianças ouvidas têm um leitor digital - índice 4% maior do que o do passado e 15% maior do que em 2010.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.