Foto do(a) blog

Literatura e mercado editorial

Arundhati Roy, Ali Smith e Paul Auster são finalistas do Man Booker Prize

No total, 13 livros concorrem ao prestigioso prêmio - e a 50 mil libras; veja a lista

PUBLICIDADE

Por
Atualização:

O Man Booker Prize anunciou sua primeira lista de finalistas, com 13 obras de autores de nacionalidades variadas que escrevem em inglês. Para concorrer, o livro deve ter sido publicado na Inglaterra.

Arundhati Roy pode ganhar o prêmio pela segunda vez ( Foto: Mayank Austen Soofi)

PUBLICIDADE

Entre os finalistas está a indiana Arundhaty Roy, revelada há 20 anos quando publicou seu romance de estreia, O Deus das Pequenas Coisas, que foi sucesso de público e de crítica e rendeu à autora o Booker daquele ano. Duas décadas depois, e sem ter publicado nenhuma obra de ficção nesse intervalo, ela volta ao romance com O Ministério das Felicidade Absoluta, que acaba de ser publicado no Brasil - e, por ele, concorre mais uma vez ao prestigioso prêmio.

Leia também: 'O romance é um meio de contarmos a natureza psicótica dos tempos modernos', diz Arundhati Roy

Premiado com o National Book Award e o Pulitzer, The Underground Railway, de Colson Whitehead, também está, ao lado de 4 3 2 1, de Paul Auster, no páreo.

Dois dos mais recentes vencedores do prêmio, Paul Beatty (2016) e Marlon James (2015) estão no Brasil neste momento, participando da Festa Literária Internacional de Paraty.

Publicidade

A próxima lista de finalistas será anunciada em setembro e o vencedor do prêmio de 50 mil libras será conhecido no dia 17 de outubro.

Confira a lista dos finalistas4 3 2 1, de Paul Auster (EUA)Days Without End, de Sebastian Barry (Irlanda)History of Wolves, de Emily Fridlund (EUA)Exit West, de Mohsin Hamid (Paquistão/Reino Unido)Solar Bones, de Mike McCormack (Irlanda)Reservoir 13, de Jon McGregor (Reino Unido)Elmet, de Fiona Mozley (Reino Unido)O Ministério da Felicidade Absoluta, de Arundhati Roy (Índia)Lincoln in the Bardo, de George Saunders (EUA)Home Fire, de Kamila Shamsie (Reino Unido/Paquistão)Autumn, de Ali Smith (Reino Unido)Swing Time, de Zadie Smith (Reino Unido)The Underground Railroad, de Colson Whitehead (EUA)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.