PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Literatura e mercado editorial

A Babel de 2.11.13

A coluna Babel de 2 de novembro:

Por
Atualização:

FEIRABienal 2014: menos um dia e a ajuda literária do Sesc

 Foto: Gustavo Magnusson/Estadão

PUBLICIDADE

Nos finais de semana, gente saindo pelo ladrão (foto). Nos dias de semana, só crianças correndo pelos corredores. A Bienal do Livro de São Paulo (22 a 31 de agosto) chega a 23.ª edição em 2014 com o desafio de equilibrar seu público, ampliar os números de 2012 - difícil, já que a feira terá um dia a menos - e tornar a ida rentável para as editoras. A Cosac já decidiu que não terá estande este ano de novo. A Summus, que também não foi em 2012, ainda avalia sua participação. A grande novidade é a parceria que ela fez com o Sesc, que organizará a programação cultural.

POESIAUma romancista poeta Adriana Lisboa, que acaba de lançar o romance Hanói, estreia na poesia em 2014, pela Iluminuras, com Parte da Paisagem (título provisório). A obra trará 45 poemas escritos nos últimos dois anos, como o Papelaria União:

Era onde eu comprava os meus cadernos. O centro da cidade era o nosso quintal. Você fotografava os gatos e os cartazes nos postes de luz da Cinelândia. Havia em nós uma modéstia quase arriscada, quase imodesta. De muito pouco dependia a nossa sobrevivência: tempo, música, filmes. Ruas de paralelepípedos. Por sugestão sua, eu comprava os meus cadernos na Papelaria União. Anotava ali nosso futuro em versos verdes, duma confiança irrefletida. Não notava a prudência clarividente das folhas já amareladas, de outono, de antemão.

HOMENAGEMAtrizes leem Clarice A Hora de Clarice, evento realizado em dezembro em homenagem a Clarice Lispector, começa a ser formatada. O Instituto Moreira Salles promoverá uma leitura, por três atrizes, de Palavras, obra com frases de seus livros selecionadas por Roberto Corrêa dos Santos, que a Rocco ainda vai publicar.

Publicidade

POLICIAL - 1Não é mera coincidência A Tordesilhas lança nos próximos dias No Limite, obra do francês Marin Ledun inspirada na onda real de suicídios ocorrida na empresa France Telecom (hoje, Orange) entre

POLICIAL - 2Paris-Sul-Sudeste Para promover seu novo selo de livros policiais, o Vertigo, a Autêntica traz ao País, este mês, o francês Alex Aubenque, autor de Sete Dias em River Falls. Ele participa da Feira do Livro de Porto Alegre no dia 9. Depois, faz palestra na Martins Fontes da Paulista, em SP, dia 11, e na Travessa do Leblon, no Rio, dia 13.

JUVENILDo mesmo autor de... Sucesso juvenil com a série Maze Runner, que vira filme em 2014 e cujo 5.º volume a V&R está mandando para as livrarias, James Dashner terá outra série publicada aqui pela mesma editora: Mortality Doctrine. O primeiro, já entre os mais vendidos nos EUA, The Eye Of Minds, está previsto para o primeiro semestre.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.