PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Música clássica decodificada

Redes de cinema investem em ópera e concerto.

O hábito da leitura não surge de graça: aproximar-se de livros, sem medo, pede dedicação de tempo. Os efeitos positivos deste esforço inicial são colossais: aumento da capacidade de expressão, desenvolvimento da capacidade de síntese, enriquecimento de vocabulário, de cultura e, talvez o melhor de tudo, acabamos reconhecendo em tantos personagens que se imortalizaram muitas pessoas próximas a nós. Entendemos melhor o que é o ser humano. Surge, então, o gosto pela leitura. A estupidifcação do homem moderno começa, muitas vezes, aí: quando, por falta de leitura e conhecimento, o homem perde a capacidade de articular idéias e, se o fazem, é de modo vago, impreciso, abstrato. É gente que fica para trás. Na música, esses romances, aventuras, comédias ou dramas literários encontram um paralelo enriquecido na ópera.

Por Alvaro Siviero
Atualização:

Algum leitor pode estar pensando: "Forçou!". E esse leitor estaria enganado. A ópera não é mais do que isso: uma estória (uma trama) que nos é transmitida através de música cantada e de uma interpretação cênica. Tudo simultaneamente. Sim, a obra (ópera, em italiano) é também teatro, com direito a cenografias de cair o queixo. E a força da ópera provem daí. Vejam com que força o personagem Nemorino - um camponês loucamente apaixonado, mas sem ter seu amor correspondido -canta, diante da sacada da casa da amada, na célebre ária Una furtiva lacrima que, de amor, se pode morrer. Adina, a amada, encontra na platéia a multidão de pessoas que torce pelo final feliz. A ópera possui a capacidade, atrevo-me a dizer, de eternizar seu enredo na vida pessoal de cada um, sejam conflitos ou alegrias. O recado é imensamente positivo. Ninguém diria, e nem sequer se atreveria a pensar, acredito eu, que a mesma mensagem seja veiculada em uma novela, ou em um BBB da vida...

PUBLICIDADE

Neste sentido, é louvável a parceria realizada entre a Royal Opera House, de Londres (www.roh.org.uk) e a rede Cinemark (www.cinemark.com.br) ao trazer às salas de cinema do Brasil a temporada 2012 desta que é considerada a mais contemporânea de todas as casas de ópera. Serão 8 espetáculos, todos legendados em português, e com direito a toda tecnologia áudio-visual que se tem direito. A diretora de marketing da Cinemark Brasil - Bettina Boklis - espera atingir a todos, incluindo o público jovem, unindo espetáculos de qualidade inquestionável a um formato mais próximo do cotidiano de muitos. O ballet Romeu e Julieta e Giselle, as óperas Rigoletto, Così Fan Tutte, Cinderella, entre outros, acontecem entre fevereiro e maio, em mais de 30 complexos de todo Brasil.

Paralelamente, a UCI (www.ucicinemas.com.br) estará, no próximo dia 31 de março, a partir das 18h, em diversos cinemas de diversas capitais brasileiras (SP, RJ, PR, MG, entre outras) levando o aclamado concerto de Gustavo Dudamel para as salas de cinema do Brasil. O concerto, que uniu as orquestras Filarmônica de Los Angeles e Simon Bolivar em Caracas, Venezuela, foi gravado no último mês de fevereiro no Teatro Teresa Careña.

As duas orquestras combinadas com múltiplos corais e solistas interpretarão a "Sinfonia dos Mil", de Gustav Mahler, a apoteose das sinfonias românticas. Recém-premiado com um Grammy, Dudamel realizou um sonho ao se apresentar novamente em sua cidade natal, com mais de 1.400 músicos no palco, duas orquestras de uma vez só.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.