Musica, Cultura e Governo em entrevista no GRPCom – Globo Parana

Alvaro Siviero

29 de agosto de 2012 | 10h33

Em recente passagem por Curitiba, a convite do jornalista e amigo Sandro Dalpícolo, participei de um bate-papo na ÓTV, nos estúdios da RPCTV (Grupo GRPCom – Globo Paraná). A conversa, direta, versou sobre muitos temas. Saiu de tudo. E, como não poderia deixar de ser, falei sobre o papel e a responsabilidade que todo Governo Estadual possui. Ninguém ama o que não conhece. E ninguém faz escolhas acertadas quando faltam elementos para uma correta decisão. Não é difícil perceber, portanto, que uma sociedade mais culta torna-se uma sociedade mais livre, inclusive com maior discernimento na análise de seus próprios dirigentes. Será que, por isso, haja em alguns estados um descaso maior nesta área? Acredito que as necessidades do entendimento e do espírito são tão ou mais importantes que a construção de uma calçada. Cultura não é despesa.

Ontem, coincidentemente, chegou a minhas mãos uma resenha crítica sobre concerto que realizei no coração cultural da cidade de Curitiba: o Teatro Guaira. A cidade que já foi condecorada, entre outros títulos, como Capital Cultural das Américas, recebeu por parte do crítico André Egg, doutor em História Social pela USP e professor da Faculdade de Artes do Paraná, um desafio: “A única coisa a se lastimar é o pouco valor dado em Curitiba a este tipo de evento”. De fato, ninguém ama o que não conhece.

Meritório é o trabalho que a Orquestra Sinfônica do Paraná tem realizado com crianças para atrair novos públicos, em tentativa de preparo de sua futura geração pensante. Em esforço titânico, músicos vestem-se de Branca de Neve, usam nariz de palhaço e dão o melhor de si. O perfil de um governo e o calibre cultural de seus dirigentes é facilmente identificado pela real preocupação que denotam em causas culturais. Propaganda em época de campanha pode até convencer, mas contra fatos não há argumentos.

Batata frita, bala e sorvete encantam qualquer criança, mas o que nos faz crescer é outro tipo de alimento.

Aos interessados:

http://www.otv.tv.br/video/outra-conversa-com-o-pianista-alvaro-siviero/

Tudo o que sabemos sobre:

GRPCom

Tendências: