PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Música clássica decodificada

Marlos Nobre é o novo maestro da Orquestra Sinfônica de Recife

 

Por Alvaro Siviero
Atualização:

Após crise na Orquestra Sinfônica de Recife (leia histórico da crise aqui), a Secretaria de Cultura do Estado nomeou, nesta tarde, o pianista e compositor Marlos Nobre, pernambucano, como seu novo regente titular. O novo regente titular, durante o recente período de crise da Sinfônica do Recife, foi um dos mais ativos e calorosos defensores da reestruturação da orquestra.

PUBLICIDADE

Recebido pelo prefeito Geraldo Julio no Teatro Santa Isabel, após sua indicação para assumir o cargo de regente titular, Marlos Nobre, que substituirá Osman Gioia.

EM TEMPO

O novo regente titular, em depoimento, afirma quais serão suas prioridades, após ter aceitado o convite da Sra. Leda Alves, Secretária de Cultura da Prefeitura de Recife, e ter dado a notícia à orquestra, em conjunto com o prefeito de Recife, Geraldo Julio, que o aclamou demoradamente. O novo regente titular, Marlos Nobre, que conhece profundamente a orquestra por tê-la dirigido por muitos anos no passado, reconhece a crise artística pela qual o grupo sinfônico passa.

"Meu plano inicial é fazer uma radiografia profunda da situação (que já comecei a fazer a partir de minha nomeação) e tomar medidas imediatas, como:

Publicidade

1. Levar o novo Plano de Cargos e Salários à Secretária e ao Prefeito.

2. Reposição e aquisição de novos instrumentos: a orquestra não tem tímpanos, harpa, celesta, xilofone, glockenspiel, vibrafone. Já temos a promessa de aquisição imediata dada pelo Sr. Prefeito.

3. Seleção imediata de, pelo menos, 20 jovens músicos para a Orquestra - prioritariamente no naipe de cordas - valorizando aqueles que tenham condições profissionais no Recife. Esta defasagem tem inviabilizado qualquer versão decente de uma obra sinfônica pelo desequilíbrio entre cordas e os demais naipes.

4. Instalação de novo local para o arquivo da Orquestra, hoje em local inapropriado pela presença de fungos, mofo, entre outros. Compraremos nos Estados Unidos o repertório básico das obras de Haydn, Mozart, Beethoven,Brahms, Tchaikovsky, Dvorak, etc, que constituirão o novo arquivo da OSR

5. Elaboração de séries diferenciadas: Série Recife, Série Capibaribe, Série Grandes Solistas, Série Solistas Jovens e, naturalmente, trarei música de jovens compositores brasileiros. Também penso em fazer a OSR POPS em uma série especial da orquestra com grandes talentos da música popular do Nordeste e de todo Brasil; criarei uma "Sociedade dos Amigos da OSR" com personalidades de relevo em Pernambuco, empresariais sobretudo, que se encarregará de levantar fundos para estes projetos especiais.

Publicidade

6. A programação será estabelecida em sua integralidade, isto é, a programação de março a dezembro 2014 será anunciada em dezembro 2013. A administração da orquestra funcionará em conformidade com os objetivos maiores da orquestra e não como quebra-galho do dia a dia.

PUBLICIDADE

7. Estabelecimento de um Plano Estratégico, seguro de que a melhor maneira de planejar o futuro da orquestra é planejá-lo: Formular os objetivos precisos da NOVA Orquestra Sinfônica de Recife, Orientar seus integrantes (músicos e pessoal de apoio) a darem o máximo de si para atingirmos o objetivo da maior perfeição possível e, em terceiro lugar, Avaliar o desempenho dos integrantes frente ao Projeto Novo.

8. Além do interesse e das necessidades financeiras naturais, quero infundir na orquestra um sentido ético e estético: o sucesso do projeto depende da motivação dos músicos e dos profissionais envolvidos, que não são (ou não deverão ser) apenas movidos pelo dinheiro, mas pela paixão na própria causa, motor essencial do sucesso.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.