PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Música clássica decodificada

Brasília firma parceria musical com método El Sistema

Por Alvaro Siviero
Atualização:

Agora a coisa vai: Brasília receberá investimento para implementação da prática de música nas escolas públicas do Distrito Federal. A assinatura do projeto Música Educação Cidadania ocorreu na tarde de ontem, com a presença do maestro Abreu, fundador do célebre modelo venezuelano El Sistema, e de diversas autoridades governamentais. Pelo incontestado serviço cultural e de resgate social que o método já ofereceu a centenas de milhares de pessoas na Venezuela, onde muitos já ocupam lugar de destaque nas melhores orquestras do planeta, entre eles o popstar da regência mundial Gustavo Dudamel, o maestro Abreu foi condecorado com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, principal comenda do governo brasileiro.

PUBLICIDADE

Ontem, pela tarde, o maestro Vantoil Souza me comentou eufórico, por telefone, os momentos vividos em Brasília. Vantoil Souza, gestor do projeto Música nas Escolas na cidade de Barra Mansa-RJ, já possui larga experiência educacional com a música. Será um dos homens que estará à frente da ideia que está agora sendo implementada no Distrito Federal. Algumas horas depois, chega nova mensagem em meu celular: desta vez era o maestro Cláudio Cohen, regente da Orquestra Sinfônica de Brasília e que, neste mesmo blog, já havia anunciado entre seus projetos a implementação desta ideia. Eu era bem ciente de tudo. Coincidentemente, tive a oportunidade de apresentar-me com esses dois maestros neste ano, que me colocaram ao par desta grande possibilidade, que hoje se transforma em certeza.

Neste momento, segundo dados que recebi, aproximadamente 140 mil alunos serão beneficiados. Para o próximo ano, os números atingirão a cifra de 400 mil alunos. Fui testemunha do empenho do maestro Cláudio Cohen neste âmbito educacional e da força com que comunicava suas ideias visionárias. Já na Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, fruto de projeto semelhante, comprovei pessoalmente a força musical existente neste grupo sinfônico onde, a maioria esmagadora de seus integrantes, provém do projeto Música nas Escolas, ainda desconhecido de muitos.

Que este exemplo sirva a todos os estados deste nosso imenso Brasil para que a música, a cultura, seja nosso principal baluarte. Que em um futuro próximo, uma orquestra com genética inteiramente brasileira, nos moldes do método El Sistema como mostra o vídeo abaixo com Dudamel e sua Simon Bolivar, espalhe seu som por esse mundo afora. Esse mundo que foi feito para ser nosso. Não nos esqueçamos: a Beleza tem poder de redenção.

 

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.