Foto do(a) blog

.DOC - Documentários, vídeos e mercado audiovisual

Uma lista dos festivais com inscrições abertas para documentários

Não são poucas as oportunidades de mostrar produções com diferentes temas, formatos, gêneros e durações. O blog .DOC selecionou os principais festivais que estão com inscrições abertas:

PUBLICIDADE

Por Adriana Plut
Atualização:

8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul

PUBLICIDADE

As inscrições para a Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul ficam abertas apenas até esta sexta-feira (6.9). Filmes de todos os gêneros e durações realizados em países da América do Sul e finalizadas a partir de 2011 podem participar, desde que abordem o assunto direitos humanos. Entre os temas estão direitos das pessoas com deficiência, população LGBT/enfrentamento da homofobia e combate à tortura, por exemplo (para ver a lista completa, clique aqui). O festival acontecerá simultaneamente em todas as 26 capitais e Distrito Federal de 26 de novembro a 20 de dezembro. Haverá também exibições em até 1000 espaços fora dos grandes centros, selecionados também por meio de inscrições, até 11 de outubro (regulamento neste link) .

8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul

Local: 26 capitais e Distrito Federal

Data: 26 de novembro a 20 de dezembro de 2013

Publicidade

Inscrições: até 6.9

http://culturadigital.br/cinedireitoshumanos/

 

7º Festival Internacional de Cinema Documentário do Uruguai - Atlantidoc

Este festival competitivo busca trazer um panorama das novas produções documentais ao Uruguai. Realizado no balneário de Atlantida, a 45 km da capital Montevideo, o Festival Internacional de Cinema Documentário do Uruguai - Atlantidoc, aceita inscrições de documentários entre 5 e 120 minutos de duração, produzidos nos formatos DVD ou DV, inéditos no país e concluídos após dezembro de 2011.

Filmes brasileiros selecionados para a competição principal podem se beneficiar do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais, com apoio financeiro para a promoção do filme, confecção e envio de cópia legendada.

Publicidade

O festival será realizado entre os dias 3 e 8 de dezembro. Inscrições até o dia 10 de outubro.

7º Festival Internacional de Cinema Documentário do Uruguai - Atlantidoc

Local: Atlantida (Uruguai)

Data: 3 a 8 de dezembro

Inscrições: até 10 de outubro

Publicidade

http://www.atlantidoc.com

 

Mostra Competitiva de Pilotos Brasileiros

O objetivo desta mostra, que acontece durante o Festival Internacional de Televisão 2013, no Rio de Janeiro, é descobrir talentos entre os produtores independentes. Podem participar da competição pilotos nos formatos Interprograma (com duração de 1 a 5 minutos), Grade de 15 minutos (entre 10 e 15 minutos) e Grade de 30 minutos (entre 24 e 30 minutos). Os projetos não podem ter sido recusados em nenhuma edição anterior do Festival ou explorados comercialmente por qualquer mídia no Brasil.

Mostra Competitiva de Pilotos Brasileiros (Festival Internacional de Televisão 2013)

Local: Rio de Janeiro

Publicidade

Data: 11 a 14 de novembro

Inscrições: até 15 de setembro

http://www.ietv.org.br

 

Mostra Cinema Popular Brasileiro

Esta será a 10a edição da Mostra Cinema Popular Brasileiro, que além de exibir filmes, promove debates, palestras e oficinas de documentários. O evento acontece de 14 e 17 de novembro em Lumiar, distrito de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, e aceita filmes de todos os formatos, gêneros e durações: a única exigência é que as produções sejam brasileiras, já que o foco do festival é promover o cinema nacional. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 28 de setembro. Cada candidato pode inscrever até 3 filmes.

Publicidade

Mostra Cinema Popular Brasileiro

Local: Nova Friburgo (RJ)

Data:  14 e 17 de novembro

Inscrições: até 28 de setembro

http://mostracinemapopularbrasileiro.wordpress.com

Publicidade

 

 Mostra Ecofalante Ambiental

Uma oportunidade para filmes (de ficção, documentário ou qualquer outro gênero) que abordem questões ambientais, de sustentabilidade, cidadania, governança, participação e políticas públicas. Com inscrições até 1º de outubro, o festival busca filmes brasileiros e latino americanos e conta com uma mostra competitiva (com um prêmio no valor de R$ 15.000,00) ,uma homenagem e três programas: mostra contemporânea, retrospectiva histórica e mostra infantil. A mostra é gratuita, e será realizada em São Paulo, de 20 a 27 de março de 2014.

Mostra Ecofalante Ambiental

Local: São Paulo

Data: 20 a 27 de março de 2014

Publicidade

Inscrições: até 1º de outubro

http://www.ecofalante.org.br/mostra/inscricoes/

 

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.