Mostra de SP traz filme de Coutinho que só pode ser exibido na presença do diretor
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Mostra de SP traz filme de Coutinho que só pode ser exibido na presença do diretor

Adriana Plut

25 de outubro de 2013 | 00h56

 

Divulgação

Quando foi apresentado pela primeira vez – também na Mostra de Cinema de São Paulo, mas em 2010 – “Um Dia na Vida” teve sessão lotada, mesmo sem ninguém saber do que se tratava a nova obra de Eduardo Coutinho. Na época, a promessa era que o filme seria exibido uma única vez e nunca mais revisto em público.
O motivo de tanto mistério foi entendido logo depois do inicio da sessão. “Um Dia na Vida” não é um filme comum, e sim uma seleção de trechos que Coutinho retirou de programas da TV aberta. O documentarista gravou a programação por 24 horas e montou uma espécie de colagem de 90 minutos com momentos de telejornais, programas sensacionalistas, novelas e pregadores evangélicos que viu na TV naquele dia. O resultado é impactante. Aquelas imagens são tão comuns no nosso dia-a-dia que deixamos de perceber o absurdo de algumas situações (ou até percebemos, mas é mais fácil trocar o canal). Ao colocá-las na tela do cinema, Coutinho amplia o efeito causado por esses programas e escancara a realidade (e a falta de qualidade) da TV aberta brasileira.
A ideia de nunca mais mostrar “Um Dia na Vida” não se concretizou. O documentarista é um dos homenageados da Mostra deste ano e o filme/colagem de Coutinho volta a ser exibido como parte da retrospectiva de sua obra. Por questões de direitos autorais e de imagem, “Um Dia na Vida” só pode ser exibido publicamente de maneira gratuita e na presença do diretor, por isso nunca deve chegar ao circuito comercial. A oportunidade de assistir à essa experiência de Coutinho felizmente não foi única, mas é rara, e tem que ser aproveitada.

“Um Dia na Vida”, de Eduardo Coutinho, na Mostra:

25/10/2013 – ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA – RUA AUGUSTA – SALA 4 – 18:00

31/10/2013 – CINEMATECA – SALA PETROBRAS – 16:50

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: