As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Festival de Curtas-Metragens de São Paulo anuncia seleção da Mostra Internacional; confira os documentários desta edição

Adriana Plut

15 de julho de 2014 | 11h11

A 25ª edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, realizada entre 20 e 31 de agosto, divulgou as 56 produções escolhidas para a sua Mostra Internacional. O curta vencedor do Oscar deste ano, “Helium”, de Anders Walter, o canadense “Noah”, de Walter Woodman e Patrick Cederberg, eleito melhor filme na última edição do Festival de Clermont-Ferrand (Grand Prix Lab Competition), e o francês “Juke Box”, que também recebeu prêmio especial do júri em Clermot estão entre os destaques. Os filmes, produzidos em 36 países, foram escolhidos em meio a 2400 inscritos – de ficção, animação, documentário ou experimentais.
Nove documentários foram selecionados para a Mostra Internacional. O alemão “Three Stones for Jean Genet” (Frieder Schlaich) traz a cantora norte-americana Patti Smith em uma peregrinação para levar três pedras até o túmulo do escritor francês Jean Genet. O documentário experimental “Substanz”, do também alemão Sebastian Mez, sobrepõe imagens e som gravados pelo realizador no Japão, em 2011, logo após o terramoto e o tsunami que atingiram o país, para recriar a sensação de se estar perdido em estado de emergência. O holandês “I Love Hooligans”, dirigido por Jan-Dirk Bouw, usa o recurso da animação para contar a história de um torcedor fanático por seu time de futebol e faz parte de um grupo de hooligans, mas é gay e precisa esconder a sua verdadeira orientação sexual de seus amigos.
Os filmes serão exibidos gratuitamente em diferentes espaços de São Paulo: Museu da Imagem e do Som (MIS), CineSesc, Espaço Itaú de Cinema – Augusta, Centro Cultural São Paulo (CCSP), Cinemateca Brasileira, Cine Olido, Cinusp e Circuito Municipal de Cultura. Clique aqui para ver a seleção completa do festival e veja abaixo a lista dos documentários internacionais.

“QUALITY TIME”, Doron Levene (Israel, 11′, 2013)

“SEVEN MEN AT DIFFERENT AGES”, Slawomir Witek (Polônia, 12′, 2013)

“GHOST TRAIN”, Kelly Hucker e James Fleming (Austrália, 14′, 2014)

“CROSSINGS”, Antoine Danis (França, 8′ , 2013)

“MEMOIRES ANACHRONIQUES OU LE COUSCOUS DU VENDREDI MIDI”, Asmae EL MOUDIR (França, Marrocos, 13′, 2014)

“I LOVE HOOLIGANS”, Jan-Dirk Bouw (Holanda, Bélgica, 12′, 2014)

“5 CM”, Jordan Schiele (China, 19′, 2013)

“SUBSTANZ”, Sebastian Mez (Alemanha, 14′, 2014)

“THREE STONES FOR JEAN GENET”, Frieder Schlaich (Alemanha, 7′, 2014)

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: