As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Atalho para o Oscar, festival de Sundance anuncia premiados de 2014; veja os documentários escolhidos pelo júri e público

Adriana Plut

26 de janeiro de 2014 | 12h46

O festival de Sundance anunciou os premiados desta edição na noite de sábado (25.1). Principalmente entre os documentários, Sundance é considerado uma espécie de atalho para os prêmios da Academia de Hollywood. O vencedor do Oscar de Melhor Documentário de 2013, “Searching for Sugar Man”, por exemplo, teve sua estreia mundial em Sundance. E nada menos que 10 entre os 15 documentários pré-selecionados ao Oscar 2014 foram exibidos no festival do ano passado.
De 16 a 26 de janeiro, 119 produções foram exibidas nos cinemas de Park City, Utah. Trinta e quatro filmes competiram nas quatro principais categorias, divididas entre ficção (um prêmio para filmes americanos e outro para produções internacionais) e documentários (americanos e internacionais).
“Rich Hill”, que acompanha a vida de jovens que vivem em uma cidade rural nos Estados Unidos, foi escolhido o melhor da documentário americano segundo o júri. Na competição internacional, o júri escolheu o documentário sírio “Return to Homs”. O filme mostra como as manifestações e mudanças políticas no país afetaram a vida de dois jovens amigos.
Entre os documentários internacionais, o público escolheu “The Green Prince” (Alemanha, Israel e Reino Unido). O filme conta a história do palestino Mosab Hassan Yousef, preso aos 17 anos pelo Exército de Israel. Chocado com as práticas do Hamas na prisão, ele decide mudar de lado e se torna um espião do serviço secreto israelense.
Na categoria ficcional, o prêmio foi para “To Kill a Man”, do diretor chileno Alejandro Fernández Almendras. Um filme que investiga o mundo das doenças degenerativas na velhice foi a escolha do público entre os documentários americanos. “Alive Inside: A Story of Music & Memory” mostra o trabalho de um assistente social que usa a música para trazer de volta memórias e emoções à pacientes idosos.
Entre outras estreias mundiais que ocorreram em Sundance e marcaram a cinematografia recente estão “Pequena Miss Sunshine”, de 2006; “Preciosa – Uma História de Esperança” e “Educação” de 2009; “Indomável Sonhadora”, de 2012. Entre os documentários, o ganhador do Oscar de 2010, “The Cove”, e o hit entre ambientalistas “Uma Verdade Inconveniente” , de 2006, foram exibidos antes em Sundance.
O festival serve também como mercado para que os estúdios comprem os direitos dos filmes independentes. Neste ano, o grande ganhador americano da categoria ficção na escolha do júri e do público foi para “Whiplash”, sobre um jovem baterista à procura da perfeição. O filme já foi comprado pela Sony Pictures Classics por US$ 3 milhões.
No ano passado, em Sundance, a RADiUS-TWC, da The Weinstein, adquiriu dois dos documentários que foram indicados ao Oscar 2014: “20 Feet From Stardom” and “Cutie and the Boxer”. Este ano a RADiUS-TWC comprou o documentário “Fed Up,” sobre obesidade infantil. Confira abaixo o trailer e a sinopse dos principais ganhadores de Sundance 2014 e uma lista com todos os prêmios concedidos aos documentários. Clique aqui para ver a lista completa dos vencedores desta edição.

U. S. Grand Jury Prize: Documentary (Prêmio do Júri, competição de filmes americanos: Documentário)
Rich Hill

Um estudo dos desafios, sonhos e esperanças de jovens que moram em uma pequena cidade rural americana

World Cinema Grand Jury Prize: Documentary (Prêmio do Júri, competição de filmes internacionais: Documentário)
Return to Homs

De 2011 a 2013, o cineasta Talal Derki acompanhou a jornada de dois amigos sírios que tiveram suas vidas transformadas com as manifestações e mudanças políticas no país.

Audience Award: U.S. Documentary (Prêmio do Público, competição de filmes americanos: Documentário)
Alive Inside: A Story of Music & Memory

O documentário acompanha por três anos o trabalho do assistente social Dan Cohen, que usa a música para trazer de volta memórias e emoções à pacientes idosos que sofrem de doenças degenerativas como Alzheimer.

Audience Award: World Cinema: Documentary (Prêmio do Público, competição de filmes internacionais: Documentário)
The Green Prince

A história do palestino Mosab Hassan Yousef, preso aos 17 anos pelo exército de Israel. Chocado com as práticas do Hamas na prisão, ele decide mudar de lado e se torna um espião do serviço secreto israelense.

Entrevista com o diretor Nadav Schirman e equipe do documentário “The Green Prince”

Directing Award: U. S. Documentary (Melhor Direção, competição de filmes americanos: Documentário)
The Case Against 8 / Ben Cotner & Ryan White

Nas eleições de 2008, os californianos aprovaram a Proposta 8, uma medida que revogou o direito ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. O documentário revela os bastidores do julgamento que revogou esta emenda constitucional.


Entrevista com os diretores Ben Cotner e Ryan White

Directing Award: World Cinema Documentary (Melhor Direção, competição de filmes internacionais: Documentário)
20,000 Days on Earth / Iain Forsyth & Jane Pollard

O escritor e músico Nick Cave marca seu 20.000o dia na Terra


Entrevista com os diretores Iain Forsyth e Jane Pollard

LISTA COMPLETA DOS DOCUMENTÁRIOS PREMIADOS

U. S. Grand Jury Prize: Documentary Rich Hill

World Cinema Grand Jury Prize: Documentary Return to Homs

Audience Award: U.S. Documentary presented by Acura Alive Inside: A Story of Music & Memory

Audience Award: World Cinema: Documentary The Green Prince

Directing Award: U. S. Documentary The Case Against 8 / Ben Cotner & Ryan White

Directing Award: World Cinema Documentary 20,000 Days on Earth / Iain Forsyth & Jane Pollard

Cinematography Award: U. S. Documentary E-TEAM / Ross Kauffman & Rachel Beth Anderson

Cinematography Award: World Cinema Documentary Happiness / Thomas Balmès & Nina Bernfeld

U. S. Documentary Special Jury Award for Intuitive Filmmaking The Overnighters

U. S. Documentary Special Jury Award for Use of Animation Watchers of the Sky

World Cinema Documentary Special Jury Award for Cinematic Bravery We Come as Friends

Editing Award: U. S. Documentary Watchers of the Sky

Editing Award: World Cinema Documentary 20,000 Days on Earth

Short Film Jury Award: Non-fiction I Think This is the Closest to How the
Footage Looked

Short Film Special Jury Award for Non-Fiction Love. Love. Love.

2014 Sundance Film Festival Announces Feature Film Awards

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.