Escreva uma história com Tim Burton

Estadão

23 de novembro de 2010 | 16h37

Você se lembra de uma brincadeira em que uma pessoa escreve uma frase num papel, dobra a parte de cima e a pessoa seguinte lê o fim da frase para então escrever outra, construindo uma história?

O escritor, artista, cineasta etc. Tim Burton criou uma página que leva a ideia para a internet. Chama-se Tim Burton’s Cadavre Exquis, título que se refere a “exquisite corpse” – nome da tal brincadeira que, segundo a Wikipedia (pode confiar?), foi inventada pelos surrealistas (não sei como é o nome do jogo em português. Se alguém souber, me conte).

Burton lançou a primeira frase (“Stainboy, using his obvious expertise, was called in to investigate mysterious glowing goo on the gallery floor”) seguida da hashtag #BurtonStory e pede a usuários do Twitter que continuem a saga usando a hashtag.  Na página inicial, aparece sempre a última frase (e as atualizações de todos que usaram a hashtag no Twitter) e o convite para escrever a próxima.

Os melhores tuítes do dia são escolhidos pelo próprio Burton, e a história segue até dia 6/12 – por enquanto, 13 foram aprovados. A ideia é escrever quase às cegas, só com base no primeiro e no último tuíte, mas quem quiser pode ler tudo clicando em Read the Story.

(Quem me cantou a bola para este post foi a Bruna Bittencourt, ex-colega de Ilustrada tão viciada em internet quanto eu, mas que curiosamente resiste a ter um blog ou frequentar redes sociais…)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: