PUBLICIDADE

A coluna de 3/7

Na foto abaixo, o largo de São Bento visto do convento, em 1884, por Militão Augusto de Azevedo. Coluna publicada no Sabático de hoje, no Estadão.

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

***

BABEL

PUBLICIDADE

Raquel Cozer - raquel.cozer@grupoestado.com.br - O Estado de S.Paulo

PERFIL Loyola mostra Ruth Cardoso "por trás da catedrática"

Ignácio de Loyola Brandão já entregou à Globo Livros os originais do perfil Ruth Cardoso: Fragmentos de Uma Vida, ao qual se dedicou no último ano e que deve sair em setembro, quando a socióloga, morta em 2008, completaria 80 anos. Foi Fernando Henrique Cardoso quem sugeriu o nome dele para a editora, ao lembrar que, em 1995, o escritor e colunista do Estado havia realizado para a revista Vogue uma extensa entrevista com Ruth, que até então se recusava a falar no papel de primeira-dama. Na ocasião, Loyola tirou dela até comentários sobre a relação com FHC ("Todos o consideravam o bonitão, mas confesso que nem era tanto. Tão magrinho"). Trechos dessa conversa estão no livro, assim como lembranças de dezenas de parentes e conhecidos ("Não era amiga dessas de contar no detalhe uma intimidade. Nunca deixava ultrapassar certos limites", descreveu a amiga Regina Meyer ao escritor). Loyola define a obra como um "retrato alongado" da "mulher por trás da catedrática, da doutora, da primeira-dama, da feminista".

Publicidade

SOCIOLOGIA Ruptura na modernidade

O clássico contemporâneo Sociedade de Risco, de Ulrich Beck, terá em agosto a primeira edição nacional, com tradução de Sebastião Nascimento para a Editora 34. No livro, o alemão argumenta que vivemos momento de ruptura similar ao do fim da era feudal e no qual "a produção social de riqueza é acompanhada pela produção social de riscos". A obra saiu na Alemanha em 1986, logo após o acidente nuclear de Chernobyl.

INFANTO-JUVENIL Best-seller para novo público

A estreia de John Grisham no gênero infanto-juvenil levou-o neste mês ao topo dos mais vendidos nos EUA e já tem dona no Brasil - até o fim do ano, a Rocco lança o primeiro título da série Theodore Boone, sobre um expert em advocacia de 13 anos. Antes, em agosto, sai A Lei, mais recente thriller de tribunal adulto do autor de A Firma.

CINEMA Feitos um para o outro

Publicidade

A Intrínseca adquiriu os direitos de One Day, romance de David Nicholls que será adaptado para o cinema pela finlandesa Lone Scherfig (diretora do premiado Educação), com Anne Hathaway (protagonista do Alice de Tim Burton) no papel central.

*

PUBLICIDADE

A trama tem um quê de Harry e Sally: os protagonistas, Emma e Dexter, encontram-se pela primeira vez em 1988 e voltam a se esbarrar por duas décadas. O próprio escritor faz o roteiro do longa, previsto para 2011 - quando também sai o livro por aqui.

ICONOGRAFIA Lembranças reeditadas

Carlos Augusto Calil, secretário municipal de Cultura de São Paulo, reedita o livro Memória Paulistana, cuja primeira edição, de 1975, ele organizou para a inauguração da sede do Museu da Imagem e do Som na avenida Europa. Com fotos do fim do século 19 até os anos 40, o álbum era o catálogo de uma mostra idealizada por Rudá de Andrade, então diretor do MIS. Inclui imagens de Militão Augusto de Azevedo e Valério Vieira "razoavelmente desconhecidas à época", escreve Calil no prefácio à nova edição. Deve sair este ano pela Imprensa Oficial do Estado de SP.

FANTASIA Outros rumos da Panini

Publicidade

Líder em quadrinhos no Brasil, com obras da Marvel e DC Comics, a Panini aposta no que chama de "livros literários" no momento em que grandes editoras investem nas HQs. A estreia acontece com Orcs - Guardiões do Relâmpago ("no melhor estilo Senhor dos Anéis", informa a editora). Ainda neste ano, saem títulos como Demonkeeper - O Guardião do Caos (sobre fera "muito, muito perigosa") e Bram Hambric ("que segue a linha Harry Potter").

ENSAIO De onde vem a criatividade

Um dos maiores pensadores do cyberespaço, o americano Steven Johnson tenta decifrar a origem da criatividade - e por que determinados ambientes parecem mais propícios ao surgimento de boas ideias - em Where the Good Ideas Come From: The Natural History of Inovation, que sai em outubro nos EUA. Por aqui, os direitos estão com a Zahar, que lançou em 2009 A Invenção do Ar.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.