A coluna da semana

[publicado no Sabático de 4/12]

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Raquel Cozer - raquel.cozer@grupoestado.com.br - O Estado de S.Paulo

PUBLICIDADE

BABEL

HISTÓRIA Últimos instantes de Rubens Paiva

No dia 20/01, quando se completam 40 anos do sequestro do ex-deputado federal Rubens Paiva de sua casa, no Rio, por agentes do DOI-CODI, a Objetiva lança Segredo de Estado, do jornalista Jason Tércio, que esmiúça o caso a partir de entrevistas e pesquisas em documentos públicos e pessoais, reconstituindo situações pouco ou nada conhecidas. Sobre a tortura de Paiva, cujo corpo ainda não foi encontrado, descreve: "O médico se agacha, abre a valise e retira um estetoscópio. Mesmo acostumado a atender presos debilitados e feridos, ele se comove com a aparência deste homem, pálido, transpirando na testa e na palma das mãos, marcado de equimoses - no rosto, no peito, nos braços, na barriga, nas pernas. Carneiro coloca o estetoscópio em diferentes partes do peito dele, apalpa a pele, pegajosa, aperta levemente o abdômen com a ponta dos dedos (...). O homem abre lentamente os olhos e balbucia: "Rubens... Paiva". Carneiro (...) retira o estetoscópio dos seus ouvidos e fica de pé. "Coronel, o abdômen dele está rígido demais (...). Isso é sintoma de hemorragia interna (...). Precisa ser internado com urgência." "Ele falou alguma coisa pra você?" O médico dissimula. "Não, não, só gemeu."

MERCADO Guerra de poderes

Publicidade

 Foto: Estadão

O Poder (foto à dir.), de Rhonda Byrne, está no centro de uma questão que deve acabar na Justiça. Rhonda, vale lembrar, virou best-seller com O Segredo, que só no Brasil vendeu 2 milhões de cópias. Há pouco, o novo título da autora (que, como o anterior, saiu pela Ediouro) chegou às lojas e encontrou um gêmeo: O Poder Invisível (foto ao centro), de Ruediger Schache, editado pela Leya.

*

Ambos têm capa vermelha com foco de luz ao centro, nome do autor em tipologia manuscrita e a palavra "segredo" em destaque. A curiosidade: o título original de O Poder Invisível é algo como "o segredo do coração magnético". A obra saiu como O Segredo do Amor (foto à esq.) pela Leya de Portugal - que, por lá, também lança o livro de Rhonda.

*

Luiz Fernando Pedroso, diretor-geral do grupo Ediouro, telefonou esta semana para o administrador da Leya portuguesa, Isaías Gomes Teixeira, pedindo explicação, que ainda não veio. Diz que tomará "as medidas judiciais cabíveis". Consultado pela Babel, Pascoal Soto, diretor da Leya no Brasil, disse que as capas são só "parecidas". Que o título original "não pareceu atraente para o mercado brasileiro" e que achar que o leitor fará confusão é "chamá-lo de burro".

NOBEL Histórias do prêmio

A Tinta Negra comprou uma biografia que promete ser o filé mignon de seu catálogo. Alexandre Soljenitsyne, de Lioudimila Saraskina, destrincha a vida do Nobel de Literatura de 1970. Será o único título da jovem casa carioca a não ter tradução direto do original, o russo. O catatau de 1.128 páginas será vertido do francês para que chegue às livrarias no máximo em 2012. Soljenitsyne (1918-2008) ficou conhecido por revelar a realidade do sistema soviético em obras como Arquipélago Gulag. Expulso do país em 1974, voltou em 1994, após o fim da URSS.

Publicidade

*

Outro volume ligado ao prêmio sai em 2011 pela editora. Rebeldia de Nobel inclui entrevistas e fotos de 16 premiados, como Gabriel García Márquez e José Saramago. Como o título é de 2009, Vargas Llosa, que nesta sexta recebe o Nobel, não aparece.

POESIA Para novas gerações

A Berlendis & Vertecchia inaugura em janeiro, com O Carrossel, de Rainer Maria Rilke, coleção voltada a apresentar grandes poetas ao público infanto-juvenil, em edições bilíngues e ilustradas. A Fiança, de Friedrich Schiller, será o segundo da série.

LEITURA Lygia abre série na internet

Está no ar o vídeo de estreia da série Leituras Sabáticas, que ocorrerá no primeiro sábado de cada mês. Lygia Fagundes Telles lê conto no endereço bit.ly/lygiaestadao.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.