A coluna da semana

EDITALPrêmio Skidmore contemplará obras sobre o Brasil

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O brasilianista Thomas Skidmore, de 79 anos, vai virar prêmio. Em 2011, para estimular a hoje escassa publicação nos EUA de trabalhos de historiadores brasileiros, o Arquivo Nacional lançará o Prêmio Skidmore, que a cada dois anos contemplará período ou temática já abordados pelo norte-americano. O primeiro edital avaliará livro autoral de história do Brasil publicado entre 2006 e 2010 e que aborde o período 1930-1945 - o mesmo de Brasil: de Getúlio a Castello, que a Companhia das Letras coloca nas livrarias na próxima semana, dando início à reedição das obras do autor. O segundo edital, em 2013, terá em vista livro lançado de 2008 a 2012 que trate do período 1964-1985 (assim como De Castelo a Tancredo). O terceiro, em 2015, livro de 2010 a 2014 sobre raças no Brasil (caso de Preto no Branco), e o quarto, em 2017, obra de 2012 a 2016 com temáticas pertinentes ao século 20 (como Brasil Visto de Fora). O prêmio consiste em subsídio de US$ 5 mil para tradução da obra ao inglês, com objetivo de publicação por editora americana.

NOVOS SELOSAposta na literatura

PUBLICIDADE

A associação entre a Ipsis Gráfica e a editora Alaúde, anunciada há seis meses por esta coluna, renderá seus primeiros frutos literários em abril, com o lançamento dos selos Tordesilhas e Tordesilhinhas. Logotipos e projeto gráfico serão de Kiko Farkas.

*

Com clientes como Cosac Naify e IMS, a Ipsis garantirá o apuro gráfico dos selos, segundo o editor Joaci Furtado. Ele já fechou quatro títulos com a Libros del Zorro Rojo, referência catalã em obras ilustradas, incluindo caprichadas edições do Kama Sutra e da novela A Condessa Sangrenta (foto), da argentina Alejandra Pizarnik, com ilustrações de Santiago Caruso.

Publicidade

*

O selo adulto apostará em clássicos (Mamede Jarouche traduz A Arte de Governar, fábulas políticas árabes do século 12 narradas por uma mulher), alta literatura (incluindo romance do historiador romeno Mircea Eliade) e ficção comercial (como dois títulos do sueco John Lindvist, autor do livro que originou o filme Deixa Ela Entrar).

MÚSICAMcCartney nas livrarias

Depois de falar português no Morumbi e andar de bike no Itaim-Bibi, o autor de Eleanor Rigby e Blackbird tornará a ser assunto entre brasileiros com o lançamento de Paul McCartney, Uma Vida>, de Peter Ames Carlin, pela Agir, no início de 2011. Carlin, autor também de biografia de Brian Wilson, costura a vida pessoal e profissional do ex-beatle a partir de dezenas de entrevistas.

JUVENILViagem no tempo e nas telas

O selo Seoman, da Pensamento Cultrix, adquiriu em concorrido leilão os direitos de Tempest, primeiro livro de trilogia juvenil assinada por Julie Cross, previst0 para sair ano que vem nos EUA. Narrando a história de um jovem que viaja no tempo e tenta salvar a namorada, que morreu, a obra já teve direitos adquiridos pela Summit, produtora dos filmes da série Crepúsculo.

Publicidade

POLÍTICAVice da Bolívia no Brasil

O vice-presidente boliviano Álvaro García Linera virá ao Brasil no dia 13 para o lançamento de seu livro A Potência Plebeia (Boitempo), reunião de ensaios, publicados entre 1989 e 2008, sobre diferentes etapas do processo sociopolítico da Bolívia. García aproveitará para fazer uma rápida visita à presidente eleita, Dilma, em Brasília.

FUTEBOLGalvão, uma antologia

Hit no Twitter durante a Copa, as pérolas de Galvão Bueno vão virar livro nos moldes de Nunca Antes na História Deste País, de Marcelo Tas, que reuniu frases de Lula.

*

Com o mesmo ilustrador do título anterior, Ricardo Gimenes, o volume Calaboca Galvão sai também pela Panda Books, comentado por Pablo Peixoto. Entre os pensamentos selecionados, estão frases como "Essa chuva de Interlagos foi parecida com a de Silverstone, ambas tinham água..." e "Casagrande, eu tenho a impressão de que o Dunga pediu aos jogadores para chutar a gol."

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.