PUBLICIDADE

A coluna Babel de 5/3

[publicada no Sabático]

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

BABEL

PUBLICIDADE

Raquel Cozer - raquel.cozer@grupoestado.com.br

DIGITALApós quase 100 mil downloads, Unesp lança segunda leva de obras na rede

Quando pôs 44 obras inéditas em PDF para download gratuito na internet, em março passado, a Unesp não dimensionava a procura que teriam. Em um ano, a Coleção Propg Digital, com conteúdo da pós-graduação da universidade, já teve quase 92 mil downloads no site www.culturaacademica.com.br, além de 3.728 downloads de quatro desses títulos disponíveis no site da Saraiva. "Fizemos isso pela necessidade de publicar para qualificar a produção docente. Não esperava essa resposta", diz Jézio Gutierre, editor executivo da Editora Unesp. Hits como Indexação de Livros, de Mariângela Spotti Fujita, com 12 mil downloads, saem em papel no 2º semestre. Até o final deste mês, entra no ar a segunda leva, com 49 títulos em PDF e, em breve, também em ePub (formato padrão de e-books). Entre os novos destaques, está Monteiro Lobato nas Páginas do Jornal, estudo de textos do autor no Estado, de Thiago Alves Valente.

NEGÓCIO Quase lá

Publicidade

Estão bem avançadas as negociações para a Leya Brasil adquirir parte da Casa da Palavra. O braço brasileiro da multinacional, uma das editoras de maior crescimento no País em 2010, deve ter participação muito importante no capital da empresa carioca.

HOMENAGEMBishop em Ouro Preto

Já tem data o 7.º Fórum das Letras de Ouro Preto: de 9 a 15 de novembro. E, desta vez, o evento acontecerá em conjunto com um colóquio internacional em homenagem ao centenário de Elizabeth Bishop (1911-1979). A poeta americana, que morou algum tempo na cidade mineira, terá a obra discutida por especialistas de várias universidades - inclusive de outros países. Guiomar de Grammont, idealizadora do Fórum, espera um simpósio de "altíssimo" nível.

BIOGRAFIA-1Presente para os fãs de Dylan

Quando maio chegar, e Bob Dylan completar 70 anos, os fãs do músico terão acesso à primeira tradução no País da aclamada biografia No Direction Home, lançada em 1986 por Robert Shelton (1926-95) - antigo crítico do New York Times cujo texto sobre "um brilhante novo rosto na música folk", de 1961, apresentou Dylan ao grande público.

Publicidade

*

A versão que chega pela Larousse do Brasil é a mesma que americanos conhecerão no mês do aniversário do músico, totalmente revisada por Liz Thomson - amiga de Shelton e preparadora do livro em 1986. A nova edição recupera vários trechos do texto original e inclui prefácio inédito do autor sobre os anos em que conviveu com Dylan.

*

Além dessa e de outras reedições, saem em maio nos EUA ao menos quatro novos títulos sobre o músico, incluindo biografia ilustrada acerca dos anos de formação, When Bob Met Woody, para leitores de 9 a 12 anos.

BIOGRAFIA-2Gênio perturbado

Polanski: A Biography, lançado nos EUA em 2009, sai pela Nova Fronteira em junho. No livro, Christopher Sandford, autor de biografias de Eric Clapton e David Bowie, descreve como "um alien permanente" o diretor de O Bebê de Rosemary.

CARTUNSPara gostar de desenhar

Publicidade

 Foto: Estadão

Trata-se do "melhor livro já escrito", segundo a cartunista americana Linda Barry. Com lançamento no fim do mês nos EUA e direitos recém-adquiridos pela WMF Martins Fontes, Cartooning: Philosophy and Practice é uma aula para qualquer um virar cartunista. O professor é Ivan Brunetti, colaborador da New Yorker conhecido como "o rei do cartum contemporâneo". O método pode ser visto em trailer recém-divulgado pela Yale University Press (veja abaixo). No Brasil, fica para o ano que vem.

.

[kml_flashembed movie="http://www.youtube.com/v/O0YCZ_4XqiY" width="425" height="350" wmode="transparent" /]

.

ROMANCEUm novo Zero?

Depois de cinco anos, Ignácio de Loyola Brandão retomou o romance O Enforcado de Terno Amarelo (título provisório). O motivo da interrupção, ele diz, foi "medo": "A estrutura é muito diferente, fiquei bloqueado". A proposta inclui capítulos-contos, sequenciais ou isolados, tempo cronológico abolido e real intercalado com absurdo. Sem previsão de conclusão, sai pela Global, assim como a recente reedição de Zero (1975)  - obra de formato nada usual de Loyola que virou marco da literatura no País e teve quase 1 milhão de cópias vendidas.

*

Enquanto não conclui o romance, Loyolase prepara para o lançamento de A Morena da Estação, espécie de livro de memórias com casos, mitos e lembranças sobre ferrovias, previsto para sair entre abril e maio pela Moderna.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.