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'Sexo e as Negas' marca o retorno da atriz Cláudia Jimenez

Série inspirada no sucesso 'Sex and the City' estreia nesta terça

Por João Fernando
Atualização:

RIO - Com seu habitual salto alto Manolo Blahnik, Carrie Bradshaw talvez tivesse dificuldade ao ter a impensável missão de dançar funk até o chão. Entretanto, Tilde, Zulma, Lia e Soraia, respectivamente interpretadas por Corina Sabbas, Karin Hils, Lilian Valeska e Maria Bia, tiram a tarefa de letra - e com um sapato bem mais barato - em Sexo e as Negas, série inspirada no sucesso Sex and the City, que a Globo estreia terça, às 23h20. A trama, escrita por Miguel Falabella, fala do dia a dia e das aventuras amorosas de quatro mulheres negras moradoras da favela Cidade Alta, no subúrbio carioca, realidade bem diferentes do quarteto que circula por Manhattan na produção norte-americana. “A série fala do lúdico da mulher negra em um mundo adverso a elas, preconceituoso e machista”, define o autor, que teve a ideia após frequentar festas de sua camareira, Nieta Costa, moradora da comunidade, que fica bairro de Cordovil, zona norte do Rio. Na semana passada, a atração causou rebuliço e foi alvo de denúncias de conteúdo racista e discriminatório na ouvidoria da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República. “Protestar é bom, a gente está precisando”, disse Falabella durante a apresentação da produção para a imprensa, na segunda. No dia seguinte, o ator escreveu um depoimento rebatendo as críticas de entidades ligadas ao movimento negro. “Como é que saem por aí pedindo boicote ao programa, como os antigos capitães do mato que perseguiam seus irmãos fugidos? O negro mais uma vez volta as costas ao negro. Não sei o que é mais assustador, o pré-julgamento ou a falta de humor.”

Assim como em Sex and the City, as protagonistas tem um ponto de encontro. Menos requintado, porém, mais animado o Bar da Jesuína, cuja dona é vivida por Cláudia Jimenez, será um local importante para a trama das quatro. “Como a Jesuína é mais velha, dá conselhos para as meninas. Mais ou menos como eu faço”, compara a atriz, que diz ter virado mentora das atrizes, há pouco tempo na TV. “É bom estar perto das pessoas que estão começando. Elas perguntam se está bom. Ajudo com a minha experiência e idade. Mas ela não estão precisando muito, são talentosas”, derrete-se. Apesar de quase desconhecidas na TV, as atrizes têm passagens por musicais, habilidade aproveitada na série. Ao final de cada episódio, elas surgirão em um clipe, cuja letra pode ter conexão com a história vivida naquele dia. A série marca a volta de Cláudia ao batente, que ficou dois anos afastada, entre idas e vindas ao hospital por causa do coração. Em 2013, ela passou por uma cirurgia para colocação de um marca-passo. “Estou ótima, meu coração está batendo bem. Daqui a pouco vai rolar um romance, pois ele já está aguentando. Mas, no momento, não estou sentindo falta de ninguém. Daqui para baixo (põe a mão no pescoço) está fechado para obras”, diverte-se. A atriz afirma que cuidar da mente tem sido mais importante que manter o hábito de exercícios e a dieta. “A terapia é fundamental porque o estresse mata mais gente do que qualquer outra doença. A gente tem de controla-lo. Ainda mais eu, filha de italiano com espanhol, sangue quente. Tenho de voltar a viver e aproveitar enquanto eu estiver aqui.” Cláudia ainda estava internada quando Falabella a chamou para o projeto. “Lá, não estava pensando em trabalho, estava motivada a ficar boa, colocar meu coração para funcionar. Saber que o Miguel estava me esperando aqui me acalentou muito”, confessa ela, que tremeu na base ao ter de trocar a válvula aórtica. “Como já tinha operado o coração uma vez, operar de novo era um risco grande. Fui para o centro cirúrgico sem saber se ia voltar. Foi um momento difícil. Mas, como sou guerreira, estou aqui”, orgulha-se. Outro momento tenso foi quando a atriz esteve na Cidade Alta para cenas externas. A comunidade carioca foi um dos destinos de traficantes que migragam após a implementação das Unidades de Polícia Pacificadora em outras favelas. “Na hora, a gente fica com medo. Mas, quando chega lá, eles são tão queridos que aí muda. A gente fica com medo porque não conhece. Para eles também, a gente invadiu a comunidade, chegou lá com um monte de gente, de caminhão. Eles também ficaram cabreiros.”ENTREVISTANieta Costa, camareira que inspirou a série: 'No passado, eu era namoradeira'Amiga de Miguel Falabella há 15 anos, a camareira Nieta Costa, de 53, promove festas animadas na Cidade Alta, onde vive desde os anos 1970, quando moradores de comunidades em áreas nobres zona sul do Rio foram transferidos para bairros distantes. Foi lá que o autor teve a ideia para a série. Você se sente coautora?Sou só a inspiração mesmo. Estou satisfeita com tudo o que está acontecendo. Principalmente pelo meu bairro. Há alguma característica sua ou de alguém que você conheça nas personagens?Tem um pouquinho de cada uma. Ele me homenageou colocando o meu nome na personagem da minha neta (uma atrizes mirins). Eu sou aquilo tudo. No passado, eu era namoradeira, danada. Sou camareira, né?Você deu algum palpite?Não. Ele é frequentador do local, conversa com todo mundo. Vai em várias festas, não só no meu aniversário. A comunidade está sempre ali. Ele começa a olhar e buscar a inspiração. Ele conhece o modo das pessoas, pega um pouquinho de cada uma. Na série há jeito que eu falo, que me expresso.Por você ser uma figura conhecida na Cidade Alta, você que ajudou a produção a gravar lá?Eu já trabalhei no colégio municipal. Sempre tem filho de um ou de outro. Todo mundo se conhece. São pessoas que eu vi pequenas. Foi difícil levar uma equipe de TV a um lugar onde o tráfico tem uma presença forte?Não é isso tudo que falam. Os moradores são respeitados. E era um benefício, gerou emprego para todos. E era uma novidade para todo mundo. Não houve nada.* O REPÓRTER VIAJOU A CONVITE DA  TV GLOBO

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