CCXP
CCXP

Comic Con Experience projeta crescimento de 27% em 2017

CCXP, a maior convenção de cultura pop do mundo, ocorre de quinta, 7, a domingo, 10, no São Paulo Expo

Guilherme Sobota, Pedro Antunes, O Estado de S.Paulo

06 Dezembro 2017 | 20h46

Não basta a cidade receber a maior convenção de música da América Latina, a SIM São Paulo, realizada em diferentes pontos da capital até a segunda-feira, 11, com bate-papos, workshops e a presença de 130 artistas/bandas.

Ocorre também, desta quinta, 7, a domingo, 10, outro evento superlativo: a Comic Con Experience, apelidada de CCXP, o maior acontecimento de cultura pop do mundo em quantidade de público.

Ao longo de quatro dias, o São Paulo Expo deverá receber 220 mil pessoas interessadas em quadrinhos, séries de TV, cinema, colecionáveis e tudo mais que feiras do tipo oferecem. Em número de pessoas, a CCXP ultrapassou a badalada San Diego Comic-Con, nos Estados Unidos, que reúne 156 mil fãs.  

A projeção de público anunciada pela organização apresenta um otimismo com relação à presença no ano passado. Estima-se que a CCXP crescerá 27% em relação ao ano passado. A partir desse número, espera-se que a convenção gere mais de R$ 240 milhões. 

E embora a origem desse tipo de convenção venha dos comics, os quadrinhos, as HQs já não são a força propulsora dessa indústria – são a gênese de tudo, embora estejam longe de ser os mais rentáveis. A força das Comic Cons ao redor do mundo – e na CCXP, obviamente – está na cultura pop que vem das séries de TV, como Game of Thrones, da HBO, e dos filmes dos grandes estúdios, como Disney, Marvel e Warner.

Cada um deles, e isso inclui ainda Sony, Fox e Netflix, entre outros, tem um horário no principal auditório montado ali, que tem o patrocínio da rede Cinemark. 

Entre as principais novidades deste ano estão uma loja oficial de Harry Potter (a única fora dos EUA e do Reino Unido), o CCXP Creators (espaço de criadores de conteúdo, os influencers) e a expansão do Cosplay Universe (local destinado aos fantasiados que têm camarim, concurso e desfile). 

No total, a CCXP envolve 180 marcas. Vai de produtores de conteúdo de TV (já citados) a marca de refrigerantes. Todos erguem ativações a fim de chamar a atenção dos olhos ávidos dos fãs dessa cultura, que circulam pelos 115 mil metros quadrados destinados à feira.

“Um evento dessa qualidade não existia no Brasil”, disse Pierre Mantovani, o CEO do Omelete Group, responsável por organizar o evento. O objetivo da CCXP, segundo ele, “é o desenvolvimento do mercado”, salientou.

Espera-se, por exemplo, que cada visitante gaste, em média, R$ 230 em produtos na feira. Os ingressos ainda podem ser comprados na bilheteria do São Paulo Expo e custam a partir de R$ 150

‘Game of Thrones’

Painel da HBO trará, entre outras atrações, Dean-Charles Chapman, intérprete de Tommen Baratheon, para falar sobre a experiência na série. Hoje, às 17h 

Will Smith

O ator é o maior nome da convenção deste ano. Ele estará no painel da Netflix para falar sobre o filme Bright. No domingo, às 17h30 

‘Tomb Raider: A Origem’

Também no domingo, Alicia Vikander, a nova Lara Croft dos cinemas, participará de um bate-papo em um painel da Warner Bros. Pictures 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.